As pessoas otimistas são aquelas que sempre enxergam o lado bom das coisas. Sempre enxergam a situação de uma forma amplificada. O otimista mantém a motivação em alta e nunca perde a esperança. Tem forte expectativa sobre o futuro e acrescenta um outro componente emocional nesse processo, a ilusão. O otimista, em regra, a alcança as metas e objetivos traçados.
O campeonato goiano 2019 vai começar no próximo sábado, 19/01, com o jogo Vila Nova X Aparecidense no Estádio Serra Dourada e terminará no dia 21 abril. Acompanhando a manifestação dos torcedores nas redes sociais e grupos de whatsapp sinto o otimismo deles em relação ao sucesso do campeonato goiano deste ano. Eu também estou no tom dos otimistas. Acho que o campeonato será bom, apesar da possibilidade da realização de poucos clássicos e do aumento do número de clubes de 10 para 12 participantes.
Os 12 clubes foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentarão as equipes do Grupo B em turno e returno. Os 8 melhores colocados na classificação geral avançarão para as quartas de final. Os dois piores serão rebaixados para a Divisão de Acesso. Dos 4 times da capital, só o Goiás está no Grupo A, por isso, dos 12 jogos da primeira fase fará 9 em Goiânia.
Por que tanto otimismo? Porque o Goiânia está de volta a elite do futebol goiano; o Goiás está montando um time com cara de Série A; o Vila Nova fez a maior contratação do início de temporada, o meio campista Danilo; o Atlético tem novo estádio e o Jorginho está de volta; além da boa movimentação no interior, principalmente com a Aparecidense e o Crac de Catalão.
O campeonato tem favorito: é o Goiás. Os outros times podem manter otimismo lá em cima. O Vila pode sair da fila depois de 13 anos; o Atlético pode manter a tradição das recentes conquistas e o interior pode ter um tricampeão pela primeira vez, o Crac de Catalão ou conhecer um novo campeão com a Aparecidense ou com a Anapolina. Tudo é expectativa! O otimista verá!