O Atlético-GO foi derrotado pelo São Paulo por 2×0 no Morumbi. No tempo normal, Patrick marcou duas vezes para o clube paulista. Nos pênaltis, o clube paulista superou o Dragão por 4×2 e se classificou para a final da Copa Sul-Americana.
No jogo de ida, no estádio Serra Dourada, o time goiano venceu por 3 a 1, com gols de Jorginho, Shaylon e Léo Pereira, enquanto Luciano marcou para a equipe tricolor paulista. No entanto, a vantagem construída em casa, não foi o suficiente para garantir vaga na decisão da Sul-Americana e a disputa foi para os pênaltis.
O Atlético-GO entrou em campo ansioso e sofreu um gol com apenas quatro minutos de bola rolando. Após um cruzamento do São Paulo, Dudu afastou mal e na sobra, Luciano chutou e Renan defendeu. No rebote, Patrick, livre de marcação, finalizou e abriu o placar no Morumbi.
>>Assista aos melhores momentos da classificação do São Paulo na Sul-Americana em cima do Atlético-GO
Aos 15, Patrick cruzou e a bola foi desviada antes de chegar dentro da área. Calleri ganhou do zagueiro Klaus e tocou na saída do goleiro Renan. No entanto, o segundo gol do tricolor foi anulado pela arbitragem, que assinalou uma falta do atacante no defensor rubro-negro.
Na etapa final, o time paulista teve boas oportunidades de ampliar o placar com Alisson e Patrick, porém, sem sucesso nas finalizações. Mas aos 17 minutos, Patrick aproveitou uma falha de Dudu e mandou a bola para o fundo das redes! Placar fina: 2×0 para o São Paulo.
Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis. Nas penalidades, Reinaldo, Calleri, Igor Vinícius e Galoppo converteram suas cobranças. Renan ainda conseguiu defender o pênalti de cobrado por Luciano. Pelo Atlético, Wellington Rato e Shaylon marcaram, mas Gabriel Baralhas chutou para fora e Léo Pereira mandou a bola na trave!
Com a classificação, Rogério Ceni recoloca o São Paulo em uma final continental após dez anos! É primeira a decisão internacional da carreira treinador. Na grande final da Copa Sul-Americana o São Paulo enfrenta o Independiente del Valle no dia primeiro de outubro no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.
Detalhes do confronto:
- Retrospecto: Atlético-GO e São Paulo já se enfrentaram 17 vezes na história do futebol brasileiro, sem contar a partida de hoje (via Futebol de Goyaz);
- Ao todo, são sete vitórias paulistas, seis triunfos goianos e quatro empates, sem contar a partida de hoje (via Futebol de Goyaz);
- Na Copa Sul-Americana o Dragão já deixou quatro campeões continentais pelo caminho: LDU, Defensa y Justicia, Olimpia e Nacional;
- Os principais desfalques do Atlético-GO forão Willian Maranhão e Luiz Fernando. Enquanto o volante não pôde ser inscrito por já ter participado da fase final da competição por outro clube, o atacante recebeu gancho de dois jogos pela expulsão nas quartas de final;
- Rogério Ceni contou com os retornos de Miranda, recuperado de pancada no tornozelo, e Luciano, ausente na última partida por uma tendinite na coxa.
Ouça a narração dos gols na voz de Victor Roriz
Copa Sul-Americana – Semifinal (volta)
7 de setembro de 2022 (quarta-feira)
Melgar x Independiente del Valle – 21h30 – Monumental (Arequipa-PER)
8 de setembro de 2022 (quinta-feira)
São Paulo x Atlético-GO – 21h30 – Morumbi (São Paulo-BRA)
Ficha técnica: São Paulo 2×0 Atlético Goianiense
Data e horário: 8 de setembro de 2022 (quinta-feira), 21h30
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Arbitragem
Árbitro: Dario Herrera (Argentina)
Assistentes: Gabriel Chade (Argentina) e Facundo Rodríguez (Argentina)
Quarto árbitro: Fernando Echenique (Argentina)
Árbitro de vídeo: Leodan González (Uruguai)
Gols
São Paulo: Patrick (04’1T) e (17’2T)
Atlético-GO: Wellington Rato (gol), Gabriel Baralhas (perdeu),
Disputa de pênaltis
São Paulo: Reinaldo (gol), Calleri (gol), Luciano (perdeu), Igor Vinícius (gol) e Galoppo (gol)
Atlético-GO: Wellington Rato (gol), Gabriel Baralhas (perdeu), Shaylon (gol) e Léo Pereira (perdeu)
Cartões amarelos
São Paulo:
Atlético-GO: Wanderson, Jefferson
Escalações
São Paulo: Felipe Alves; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Gabriel (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Talles), Alisson (Galoppo) e Patrick (Juan); Luciano e Jonathan Calleri. Treinador: Rogério Ceni
Suplentes: Jandrei, Rafinha, Galoppo, Miranda, Eder, Pablo Maia, Juan, Welington, Talles C., N. Bustos, Ferraresi e M. Guilherme.
Atlético–GO: Renan; Dudu (Hayner), Wanderson, Klaus e Jefferson; Marlon Freitas, Gabriel Baralhas, Edson Fernando (Shaylon) e Jorginho (Léo Pereira); Diego Churín (Ricardinho) e Wellington Rato. Treinador: Eduardo Baptista
Suplentes: Diego Loureiro, Gazal, Arthur Henrique, Hayner, Lucas Lima, Léo Pereira, Shaylon, Peglow, Kelvin, Airton e Ricardinho.
Público e Renda
Público pagante: 53.988
Renda: R$ 5.833.370,00