A Câmara de Vereadores de Goiânia aprovou em última votação, por unanimidade, o Projeto que obriga a colocação de sistema solar de aquecimento de água em novas construções. O Projeto altera o código de obras e edificações, e exige que obras de imóveis não residenciais sejam construídas prevendo o sistema.

O Presidente da Câmara de Goiânia e Vereador Iram Saraiva (PMDB) é o autor do projeto, e declarou ao repórter Rubens Salomão que a preocupação atual é a utilização de energia limpa, e a energia solar é uma delas. Segundo ele, outro aspecto importante também é a economia feira usando este meio de aquecimento.

“Um só chuveiro já tem um gasto enorme de energia. A pessoa não vai gastar muito, e também as próprias companhias elétricas vão poder ter condições de ver seu produto sendo usado com racionalidade e equilíbrio”, explica.
Questionado se pode haver algumas resistências das pessoas em colocar esta ação em prática, o Vereador Iram Saraiva disse que não haverá, e que ao contrário, a ideia é de que haja um ganho para a população.

“Temos que colocar isso em forma legal porque a sociedade vai aderindo, e o Estado, Município e União vão estabelecendo programas para racionalizar. Estamos perdendo muito com os gastos enormes da Celg, e são programas que devemos adotar, aderindo ao meio-ambiente que precisa ser protegido”, analisa.

De acordo com o Autor do Projeto, este projeto já foi discutido com o Prefeito Paulo Garcia. O Gestor acredita que Goiânia será um dos polos pioneiros na utilização deste tipo de energia, de forma que se adapte à economia e a sociedade.