O Novembro Azul se popularizou como um mês de conscientização sobre o câncer de próstata, que afeta milhares de homens anualmente. Porém, neste ano, a gerente de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ticiane Peixoto, afirmou que a campanha visa ampliar o conceito, abordando a saúde do homem como um todo.

Assista à entrevista completa:

“Hoje, a proposta da SES-GO é buscar o homem no domicílio ou no trabalho e levá-lo para uma unidade de saúde e fazer tudo que é preciso, seja prevenção do câncer de próstata, se tiver na idade de começar a fazer os exames, até averiguar sobre outras doenças também, como as cardiovasculares”, disse.

A gerente relatou que os dados apontam para uma procura menor do sistema de saúde pelos homens, que hoje vivem menos que as mulheres. “Isso, um pouco, por não procurarem fazer esses exames de prevenção”. Por isso, dentre os exames realizados neste mês, há a indicação para verificar pressão arterial, glicemia, colesterol, fazer testes rápidos de DSTs, etc.

Apesar da abordagem mais geral, o câncer de próstata continua sendo uma preocupação. Ticiane contou que desde 2020, até a metade de 2022, mais de 2 mil casos da doença foram registrados apenas em Goiás. “É uma doença silenciosa, mas como a próstata é uma glândula que envolve a uretra, este homem começa a perceber que está com mais dificuldade de urinar, que tem um jato mais fino e mais fraco. Então, se tiver com algum desses sintomas é importante, também, procurar assistência médica”, disse.

Vale ressaltar que os exames visam o diagnóstico precoce para que o tratamento da doença tenha mais chances de sucesso. Já a prevenção deve ser feita com um estilo de vida mais saudável. “Alimentação mais natural, com menos industrializados, fazer atividades físicas, diminuir tabagismo, alcoolismo. Isso, cientificamente, faz prevenção de câncer de todas as formas”, concluiu Ticiane.

Leia mais: