Nesta quinta e sexta-feira, aconteceu no auditório da OAB/GO, o 10º Seminário Goiano de Direito Desportivo. Ministraram palestras no evento:

– Gustavo Normanton Delbin, advogado especialista em direito desportivo;

– Leonardo Andreotti, advogado especialista em Direito Desportivo Internacional com atuação no âmbito FIFA;

– Luís Geraldo Sant Ana Lanfredi, doutor em Ciências Políticas e Direito Penal;

– Manoel Flores, diretor de competições da CBF;

– Pedro Trengrouse, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

seminariooabfoto2

Várias novidades foram apresentadas no Seminário. Entre elas, as “Normas de Licenciamento”. São pré-requisitos para que os times participem de uma competição organizada pela CBF. Exemplo: ter uma estrutura de base para participar da Série A e uma estrutura técnica, como um CT, para participar da Série B. O projeto ainda está em criação, mas o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, falou sobre a novidade.

“Os clubes terão que aderir a todas os pré-requisitos para poder participar de competições nacionais. Esperamos que com isso conseguiremos atender a tudo que a FIFA exige, fazer com que os clubes elevem seus padrões e que o futebol brasileiro cresça como um todo”, explica Manoel Flores.

{mp3}stories/2015/agosto/MANOEL_FLORES_CBF_05_09{/mp3}

seminariooabfoto3O professor Pedro Trengrouse defendeu a tese de que os campeonatos estaduais não são o grande problema do futebol brasileiro e aproveitou para alfinetar a CONMEBOL.

“Precisamos primeiramente entender o que é um campeonato estadual. O Brasil tem 27 estados diferentes. O campeonato estadual do Acre é bem do estadual do Rio de Janeiro. Só existem 10 estados no Brasil com clubes na Série A, então só esses tem problemas com datas. A grande maioria tem como principal problema de data os poucos jogos. 90% dos clubes brasileiros jogam em média 4 meses por ano e fecham as portas no resto do calendário”, ressaltou Trengrouse.

{mp3}stories/2015/agosto/PROFESSOR_PEDRO{/mp3}

Além de já ter representado clubes como Flamengo, Fluminense e São Paulo, Pedro foi consultor das Nações Unidas para legislação esportiva e coordena uma pós-graduação sobre o tema na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O evento foi realizado pela Comissão de Direito Desportivo da OAB-GO, Escola Superior de Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). A Rádio 730 foi a única rádio presente no evento, por meio do repórter e apresentador Rafael Bessa e do produtor Arthur Magalhães.