O Governo de Goiás divulgou o novo calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que estará vigente a partir de maio até dezembro. A frota tributável é de 1,5 milhão de veículos, mas apenas 133 mil já pagaram o imposto pelo calendário antigo, que está em vigor desde janeiro.

A nova lei sobre o pagamento do imposto foi aprovada em março. Nesta terça-feira (19), a Secretaria da Economia publicou uma Instrução Normativa, na qual divide o IPVA em até 10 parcelas. Até mesmo quem já pagou a primeira parcela pode dividir as seguintes de acordo com o que foi publicado na Instrução Normativa. A segunda parcela das placas 1,2,3 e 4 tem prazo de pagamento para entre os dias 2 e 5 de maio.

Os veículos com placas de finais 1 e 2 podem parcelar o imposto em até cinco vezes, já os proprietários com placas 3, 4 e 5 podem dividir o pagamento em até seis vezes; Os automóveis com placas 6,7 e 8 sobem para sete parcelas e os de placas com finais 9 e 0 para oito.

Alguns benefícios são concedidos aos proprietários de veículos como: desconto de 5% a 10% para pessoas que participam do Programa Nota Fiscal Goiana (NFG); desconto de 50% no IPVA para veículos populares (1.0) e motocicletas 125 cilindradas; isenção do imposto para veículos de pessoas com deficiência, veículos de passageiros de turismo ou escolar e automóveis novos adquiridos em concessionárias goianas.

Leia mais: