posse ministro da justica
A posse do novo Ministro da Justiça nesta quarta-feira (29), cinco dias depois da demissão de Sergio Moro (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, tomou posse no cargo na tarde desta quarta-feira (29), em cerimônia no Palácio do Planalto, e prometeu uma gestão técnica à frente da pasta. 

“Esse compromisso, dentro dessa expectativa de valores, vem reforçado pela ética, pela integridade, por efetivamente ministrar a justiça e ser agente de segurança da nação brasileira. Na prática, com uma atuação técnica, imparcial e sempre disposta a prestar contas. Não só ao chefe da nação, mas ao país como um todo”, afirmou Mendonça em seu discurso de posse.

O novo ministro reconheu ainda o trabalho do profissionais da saúde no combate à pandemia do novo coronavírus, e garantiu ainda autonomia à Polícia Federal.  

“Vamos trabalhar com diálogo, com seriedade, com integridade, com comunicação, com interação, onde nenhum de nós é maior do que o outro. O grande ator desse país é o povo, que se acostumou com um estado de insegurança e não sabe o que é viver, gerações brasileiras não sabem o que é viver, um estado de segurança pública. Nós precisamos instaurar nesse País um verdadeiro Estado de Direito, materialmente concebido com segurança pública efetiva. Isso passa pela valorização dos nossos policiais à integração das forças de segurança e por um comando único e uma história de vida relativa a segurança pública, senhor presidente. O povo o elegeu para isso e eu serei um fiel missionário dessa mensagem. A esses verdadeiros heróis, vamos buscar dar toda a retaguarda jurídica e valorização. Os senhores estão assistindo a heróis da área médica, dia a dia. Filhos, esposas e maridos veem seus cônjuges ou pais saírem para dar segurança pública, na incerteza se eles voltam com vida. Isso não é digno, essas pessoas têm que ser valorizadas, temos que reconhecer o valor dos agentes de segurança, e vamos trabalhar para esse fortalecimento, dando princípios, e não só a Polícia Federal, de autonomia, independência técnica, responsabilidade, prestação de contas, integridade, transparência e controle. Princípios que movem uma boa governança pública”, discursou Mendonça.

Agora ex-advogado-geral da União, Mendonça assumiu o lugar de Sergio Moro, que pediu demissão na semana passada.

Para comandar a AGU, o presidente Jair Bolsonaro também deu posse, na mesma cerimônia, ao procurador José Levi Mello do Amaral Júnior. A posse de ambos teve as  presenças dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha. O ministro Gilmar Mendes, também do STF, foi outra autoridade do Judiciário que compareceu à cerimônia.  

https://www.facebook.com/tvbrasilgov/videos/941126239639222/