Sagres em OFF
Rubens Salomão

Novo PNE tem meta de 10% do PIB para financiamento da educação em 10 anos

O governo federal incluiu no novo Plano Nacional de Educação uma meta para investimento público na área. O PNE é um projeto de lei com as metas para a educação para a década seguinte que determina diretrizes, objetivos, estratégias e financiamento da educação e para a política educacional. A lei atual, composta por 20 metas, foi aprovada em junho de 2014 e venceu nesta semana. O país não cumpriu totalmente nenhuma das metas.

A cada 10 anos, o governo federal precisa rever o Plano Nacional de Educação. A meta para financiamento da educação prevê a ampliação para atingir o equivalente a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até o sexto ano de vigência do plano. O objetivo final é chegar a 10% do PIB até o fim do prazo de dez anos. O texto deve chegar ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (26).

O atual Plano Nacional de Educação já prevê a mesma meta de 10% do PIB, valor que deveria ter aplicação em 2024, ao fim do prazo de 10 anos. No entanto, o país tem invesitmento anual equivalente a menos de 2% do PIB. O novo plano possui 18 objetivos para a educação no Brasil na próxima década. Para cada objetivo, são 58 metas quantitativas. O plano também prevê a ampliação do acesso de indígenas, quilombolas e moradores de áreas rurais a todos níveis da educação escolar.

financiamento da educação sala de aula PNE
Foto: São Paulo – Sala de aula vazia da Escola Estadual Terezine Arantes Ferraz Bibliotecaria, no Parque Casa de Pedra, zona norte da capital paulista. (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Financiamento da educação

Com base nos recursos investidos, uma das metas é atender, no mínimo, 50% das crianças de 0 a 3 anos, no campo e em territórios de comunidades tradicionais. E ainda universalizar o atendimento a essas crianças na pré-escola, no ensino fundamental e no ensino médio. Outra novidade é a oferta de atendimento educacional específico para aprimorar a educação especial.

Universalização

A partir do efetivo financiamento da educação, o novo PNE prevê a universalização do acesso e a garantia da permanência de alunos no sistema educacional. Especialmente aqueles de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na educação básica. E com a garantia de sistema educacional inclusivo.

Digital

Além disso, o texto estabelece como meta a conectividade à internet de alta velocidade para uso pedagógico em 50% das escolas públicas da educação básica. A meta tem prazo de 5 anos e 100% até o final dos dez anos de vigência do plano.

Poucos avanços

A Campanha Nacional Pelo Direito à Educação apresentou nesta terça-feira (25), em audiência na Câmara dos Deputados, o relatório “10 anos do Plano Nacional de Educação”. O documento mostra que, das 20 metas previstas na Lei 13.005/2014 — como melhorar os índices de alfabetização e universalizar a educação infantil —, apenas 4 tiveram conclusão parcial no período.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 04  Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.