Na última segunda-feira (28), o prefeito eleito de Campos Verdes, Haroldo Naves (PMDB), foi eleito presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) para o biênio 2017/18. Ele venceu a disputa contra José de Sousa Cunha, prefeito eleito de Porteirão, por apenas 7 votos.

Haroldo destaca que a disputa foi salutar. Ele inclusive conta que houve uma tentativa de composição, mas que não se concretizou. O presidente eleito da FMG falou dos principais desafios. “Nós temos que nos fortalecer politicamente do ponto de vista institucional. Nós precisamos capacitar os gestores,” cita.

Ouça a entrevista completa de Haroldo Naves: {mp3}Podcasts/2016/dezembro/haroldo___naves_30_11{/mp3}

Ele destaca que os municípios pequenos precisam gerar emprego e renda, pois hoje, a maioria está perdendo população para grandes cidades. Para isto, Haroldo pede que o governo federal olhe também para os pequenos municípios.

O prefeito de Campos Verdes salienta que a federação não vai fazer oposição a partidos ou governo. Ele garante que a relação será de independência, mas harmoniosa com o Palácio das Esmeraldas.

Para Haroldo, os prefeitos precisam se unir para forçar o governo federal a fazer a reforma do pacto federativo, que distribui os recursos dos impostos no País.

O mandato do atual presidente da FGM, Divino Alexandre, vai até o próximo dia 31 de janeiro, mas ele pode antecipar a saída para que Haroldo já assuma o cargo.