O novo reitor da UEG, Valter Campos (Foto: Reprodução/Youtube)

O professor Valter Campos foi anunciado na tarde desta quinta-feira (13) como o novo reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Nomeado pelo governador Ronaldo Caiado, o docente substitui o procurador Rafael Borges, que assumiu em setembro de 2019, no lugar do também professor Ivano Devilla. 

Segundo Valter Campos, com a chamada Reforma Acadêmica, a UEG funcionará sobre dois pilares, um de gestão e outro acadêmico. “Nós trabalharemos de forma colegiada. Os colaboradores setoriais trabalharão com seus docentes e com a sua comunidade, trazem seus pleitos ao coordenador central do curso que, por sua vez, traz os seus pleitos ao instituto”, afirma. 

Borges havia assumido com a missão de restruturar a UEG. Houve mudança no formato do vestibular e a redução de 41 para 8 câmpus universitários. Além de uma gestão considerada mais democrática, Campos garante que não haverá fechamento de cursos, e que os próprios alunos passam a escolher em qual unidade irão estudar. 

“Se nós temos um curso hoje replicado em várias unidades, as unidades que ofertarão os cursos serão aquelas em que os alunos procuraram. Algumas unidades que nesse momento não afetarão a sua turma, continuarão com as turmas em andamento de forma natural, mas não terão uma nova turma porque houve uma redução”, explica. 

Por fim, Valter Campos diz que não pode concorrer nas próximas eleições para reitoria, que acontece em novembro. “É vedado no próprio estatuto. Ele proíbe que alguém que participe de algum processo de intervenção se candidatar à reitoria. Não pleiteava ser reitor, não era meu projeto pessoal e nem profissional. Estou aqui em função de uma necessidade da universidade, colocando o meu trabalho e meu esforço para contribuir com a universidade”, conclui. 

Confira o currículo de Valter Campos 

“Valter Campos é doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), respectivamente. Também é especialista em Planejamento, Implementação, Gestão da Educação a Distância e em Gestão Universitária e Políticas Públicas. É professor efetivo da UEG desde 2010 onde atua na formatação de disciplinas e produção de Materiais Didáticos para EaD pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear), além de ter sido pró-reitor de Graduação por quase um ano. 

O professor representa a UEG junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e exerce o cargo de vicepresidente do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB, além de ser integrante da Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). É coordenador e professor de cursos de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) e consultor na área educacional. 

Tem experiência na área de gestão da Educação Superior e na área de capacitação prossional, atuando principalmente com os seguintes temas: ética, ética prossional, segurança pública, direitos humanos, relações interpessoais, comunicação, EaD e educação em geral. Orienta trabalhos de conclusão de curso (TCC) e iniciação cientíca (PBIC) e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação superior, educação a distância e política e gestão educacional.”

Equipe

UEG também anunciou os novos pró-reitores de Graduação e de Extensão e Assuntos Estudantis, diretores dos Institutos Acadêmicos de Ciências da Saúde e Biológicas, de Educação e Licenciaturas, de Ciências Tecnológicas e de Ciências Agrárias e Sustentabilidade.

Pró-Reitoria de Graduação

Suely Miranda Cavalcanti Bastos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Habilitação Matemática pela Associação Educativa Evangélica e graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis. É especialista em Matemática Superior e em Metodologia do Ensino Superior e mestre em Engenharia Agrícola pela UEG. Atualmente é professora titular da UEG, além de ocupar, até a presente data, o cargo de pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente na formação de professores.

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis

Adriana Aparecida Ribon Ogera

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em Ciência do Solo também pela Unesp, doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina e pós-doutorado na área de Ciência do Solo. Atualmente é professora efetiva na área de Ciências dos Solos da UEG, membro titular da Comissão de Elaboração do Boletim de Fertilidade do Solo e Adubação do Estado de Goiás, coordena o grupo de estudos e pesquisa em Pedologia e Desenvolvimento de Plantas e o projeto de pesquisa e extensão em Educação em Solos para Todos. Foi diretora da UEG Câmpus Palmeiras de Goiás entre 2018 e 2019.

Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas

Vanessa Cristiane de Santana Amaral

Graduada em Farmácia e Bioquímica pelo Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás; Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos – SP; Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Iniciou a carreira docente na Universidade Estadual de Goiás em 2002. Desde então, ministra aulas nos cursos de graduação em Farmácia e Ciências Biológicas. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (PPGCAPS) da UEG.

Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas

Francisco Manoel Bezerra e Rocha

Possui mestrado em Física na área de concentração de Sistemas Quânticos Fortemente Correlacionados pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Física pela UFG. Atualmente é professor coordenador de área da BNCC etapa Ensino Médio na Secretaria de Estado de Educação de Goiás. É professor no Instituto Federal de Goiás (IFG) e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas

Antônio Cruvinel Borges Neto

Graduado em Telecomunicações – Habilitação: Redes Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Especialista em Gestão de TI pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás – UEG com ênfase para desenvolvimento de sistemas agroindustriais. Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva à UEG. É ex diretor do Câmpus Trindade.

Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade

Sueli Martins de Freitas Alves

Possui graduação em Engenharia Agronômica, especialização em Estatística, mestrado em Agronomia e doutorado em Agronomia, todos pela UFG, além pós-doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. É professora da UEG desde 1999, com regime de dedicação exclusiva desde 2006. Atua na área de Planejamento de Experimentos e Análise de Dados Experimentais, Geoestatística Aplicada à Agricultura de Precisão e Análise Multivariada. Tem experiência na área administrativa da Universidade como coordenadora de curso, coordenadora Pedagógica, coordenadora de Avaliação Institucional, coordenadora de Gestão de Pessoas, pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças e presidente de diversas comissões.