Após a confirmação do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, na Secretaria de Indústria e Comércio, palacianos avaliam que na próxima semana outros nomes serão oficializados. O governador Ronaldo Caiado (DEM) tem intensificado as conversações, fazendo sondagens de nomes que possam compor a equipe dele. Um aliado de Caiado informou à coluna que as escolhas devem ser semelhantes a de Vitti, ou seja, que tenha experiência na área que atuará, e ao mesmo tempo capacidade política. Um dos focos será na apresentação dos resultados para a reta final.

Nesta semana a Sagres em Off informou a pretensão de se construir “marcas para o governo Caiado” nos dois últimos anos de gestão. A coluna apurou que a reforma pode ser um pouco mais ampla do que se esperava. A tendência é que as confirmações não ocorram de maneira uniforme, mas que sejam de forma gradativa, a “conta gotas”.

Entre as pastas que podem ter mudanças estão: Casa Civil, Codego, Agehab, Esporte, Desenvolvimento Social, Governo, entre outras.

Reunião

O encontro entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) ficou marcado para às 15 horas. Como adiantado pela Sagres nesta quinta-feira (21), a reunião terá como tema principal o transporte coletivo. No entanto, questões políticas também devem estar em pauta. Há uma expectativa de que ações conjuntas sejam realizadas entre Estado e Prefeitura. Além disso, espaços no governo estadual também podem ser abertos para o Republicanos.

ProGoiás

O novo programa de incentivos fiscais, o Pro Goiás passa por alterações na Assembleia Legislativa. O governo encaminhou projeto à Casa para modificar pontos da legislação, com o objetivo de “estabelecer parâmetros mais claros de aplicação do benefício fiscal do crédito outorgado para as atividades de comercialização de bens ou mercadorias em grande escala, ou seja, por estabelecimentos atacadistas”. O texto já está sendo analisado na Comissão Mista da Assembleia. Sete deputados pediram vista da matéria. A regulação do ProGoiás foi realizada em outubro de 2020 e o programa visa substituir os já existentes Fomentar e Produzir. Outras mudanças também estão previstas. A intenção do governo é facilitar a entrada de alguns segmentos ao novo programa.

Polícia Civil

O governador Ronaldo Caiado instituiu grupo de trabalho para desenvolver projeto “Cidade da Polícia Civil”. A intenção é de reunir em um único local as delegacias especializadas estaduais. Hoje há o complexo das delegacias especializadas na Cidade Jardim, nas proximidades do Detran, mas algumas unidades funcionam em outros locais. O grupo estabelecerá os objetivos, as obrigações, as metas, as ações a serem implementadas e a indicação de recursos financeiros para concretização do projeto. O governo espera facilitar o acesso aos serviços da Polícia Civil, além de reduzir despesas com alugueis e combustíveis.

Preocupação

Membros da Prefeitura de Goiânia estão preocupados com alguns contratos que foram firmados no passado em moeda estrangeira e podem ser revistos. A ressalva feita é em relação a desvalorização do Real. Um exemplo é o contrato do Macambira Anicuns.  O empréstimo foi contratado em 16 de setembro de 2009 com valor de U$ 56.700.000,00 e duração de 25 anos. As parcelas são semestrais, pagas em dólar nos meses de abril a outubro de cada ano e o valor não é fixo. Até o momento a Prefeitura de Goiânia já pagou 13 parcelas e a 14ª será paga em abril. O valor da última parcela foi e U$ 1.844.878,51.

Mudança

A Secretaria-Geral da Mesa diretora da Câmara dos Deputados deferiu nesta quinta-feira (21), a entrada do PSL no bloco partidário que apoia a candidatura de Arthur lira (PP-AL) à presidência da Casa. O partido estava no bloco de apoio a Baleia Rossi (MDB-SP), mas foi apresentado requerimento com as assinaturas da maioria dos integrantes da bancada em apoio ao bloco de Lira, que é o nome da preferência do presidente Jair Bolsonaro.  O deputado Vitor Hugo já tinha conseguido 36 assinaturas de deputados, tendo assim maioria. A articulação foi adiantada pelo parlamentar aqui na coluna no início do mês.