O ator Pablo Morais e o diretor Eduardo Albergaria no lançamento do filme Happy Hour (Foto: Bruno Costa)
“Eu tinha oito anos de idade quando minha mãe me matriculou no balé, no Veiga Valle. Fiz balé clássico por seis anos e isso mudou a minha vida”. O depoimento é do ator goiano Pablo Morais, 26 anos, ao relatar na abertura da 12ª Mostra O Amor, a Morte e as Paixões, na noite de quarta-feira (20), a importância da arte na sua vida e seu papel social.
Pablo Morais nasceu em Goiânia e mudou-se para o Rio de Janeiro há 11 anos. O balé, conta, foi importante na sua formação de ator. Ele trabalhou no Rio, em São Paulo e em Nova York. Já tem seis novelas no currículo e agora está no filme, Happy Hour, uma produção da Argentina e do Brasil, do diretor Eduardo Albergaria. Veja aqui crítica do filme. Com Letícia Sabatella e Eduardo Echarri nos papeis principais, Happy Hour estreou em 40 salas de cinema argentino nesta quinta-feira (21) e chegará às telas brasileiras em março.
Pablo faz o papel de um homem-aranha e se emocionou: “Agora volto em minha cidade como ator de cinema”, disse, para delírio da mãe, tios, irmãos e a avó, todos na plateia do Cine Lumière do Banana Shopping, onde a mostra está em exibição, antes da pré-estreia de seu primeiro filme.
Pablo usufruiu deste momento de conexão entre sua a família, sua cidade e sua arte. Contou sobre o significado para ele de lançar o filme no Banana Shopping, por onde andava com seus colegas quando estudou nos Colégios José de Assis, na Rua 3, e Claretiano, na Avenida Araguaia.
Falante, o ator criticou a redução de verbas públicas para investimento nas artes em geral, em especial do cinema, e defendeu a Escola de Arte Veiga Valle, hoje incorporada no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França. O centro educacional é administrado pela organização social Itego e passa por uma grave crise em função do atraso de pagamentos por parte do governo. O ator já atuou em cinco novelas e uma série da Rede Globo: Suburbia, Sangue Bom, Velho Chico, Sol Nascente, Malhação e Segundo Sol. Ele também é modelo e músico.