Estamos vivendo o momento de mais celebrações no Brasil e quem sabe em todo o mundo. É chegado o Natal. Mas hoje com tantas compreensões diferentes te pergunto: o que é o Natal para você? Será que as pessoas têm se lembrado do aniversariante?

Para falar sobre este tema, esta semana convidei um grande amigo para trazer sua luz para nós. Mauricio Keller é consultor, empreendedor, facilitador Empretec e compositor musical. Para não “chover no molhado” sobre o Natal, sugeri um tema diferente: Será que as lições de Jesus ainda são atuais? Elas se aplicam aos empreendedores de hoje? De uma forma descontraída, pedi à Maurício para examinar e traduzir para uma linguagem do mundo moderno, as passagens de Jesus.

A primeira conclusão é que Jesus criou uma startup em três anos, que com o tempo escalou e cujos frutos são colhidos até hoje. Atualmente, a definição técnica de negócio é o principal benefício para o cliente, e a proposta principal de Jesus foi oferecer e vivenciar o Amor.

Já o Natal, para Maurício, o que mais importa são os valores que Jesus nos deixou. Mesmo com a proeminência para muitos do papai Noel como personagem em destaque, é preciso estimular em nós os valores de respeito, afeto e amor que Ele nos deixou. “Um dos principais ensinamentos foi a caridade e o amor ao próximo. Isso é Natal pra mim”, diz Maurício.

De volta ao empreendedorismo, Mauricio explica que pesquisas realizadas pela ONU, mostram que os empreendedores possuem características semelhantes. São características que encontramos presente em Jesus, que teve o entendimento da situação, a dor daquele povo e colocou o ser humano no centro das questões e teve a inovação como fonte. Jesus teve seu pai marceneiro como modelo de negócios, mas decidiu partir e tomar seu próprio caminho”, explica. Podemos classifica-lo com mais um termo moderno, dizendo que Ele foi Disruptivo.

Com base no resultado pesquisas que citamos, foi modelado o Seminário Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e realizado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae há mais de 25 anos. Nele se trabalha dez características típicas e 30 comportamentos típicos de empreendedores.

Neste contexto, existe o conjunto de características de realização, que são a busca de oportunidade e iniciativa, a busca do risco calculado, a exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento.

Há também as características de planejamento, que é o estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemático e busca por informação.

Por fim, o conjunto de características de poder, que inclui independência e autoconfiança, persuasão e rede de contatos. Podemos dizer que Jesus já vivia estes comportamentos naquela época.

Um bom estudo para quem quiser aprofundar no estudo deste que é o grande Modelo e Guia para uma grande parte da Humanidade, é examinar como podemos aprender a ser melhores gestores, empreendedores de nossa própria vida, de nossos empreendimentos, seja ele pessoa jurídica ou física. Vamos experimentar?

Unipiri

E já que o tema é empreendedorismo, esta semana nós tivemos o lançamento da Unipiri, a Associação dos Empreendedores de Pirenópolis, uma iniciativa de pessoas que estão dispostos, além de administrar bem seus negócios, se dedicar ao que é coletivo.

Dentre os objetivos da Unipiri, pode-se destacar o fortalecimento das empresas de seus associados, gerar emprego e renda, promover o desenvolvimento sustentável de Pirenópolis e região e unir esforços para que seja mantido a identidade e charme de cidade Histórica.

A criação da Unipiri contou com o incentivo e apoio da FACIEST do CODESE, e também da Prefeitura Municipal de Pirenópolis.

Aí na tela eu tenho algumas imagens de como foi o lançamento da Unipiri, que contou com representantes da câmera Municipal de Pirenópolis, da Prefeitura da cidade, da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado de Goiás, além lideranças de outras associações e vários setores do comercio e serviço de Goiás.

FPC: Atrações de Natal atraem público por toda a cidade.

No Natal a cidade se transforma e se enfeita. Em Goiânia existe a tradição da Prefeitura e do estado de decorar praças, monumentos e avenidas. Mas você sabe o que está rolando na cidade? Quem contou pra gente é a primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz. Confere aí!

Programa completo

Podcast

Temas abordados

Como os ensinamentos de Jesus podem valer para o empreendedorismo?

Pra você, o que é o Natal?

Características de Jesus que valem para empreendedores

Os comportamentos de empreendedores que Jesus também tinha

Lançamento da Unipiri reforça empreendedorismo em Pirenópolis

FPC: Atrações de Natal atraem público por toda a cidade