A cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Catar realizada ontem (20) foi marcada pelo discurso do ator Morgan Freeman sobre a diversidade. Em meio ao show de luzes e artistas, ao lado do youtuber Ghanim Al Muftah, Freeman disse: “A Terra é a ‘tenda’ de todos. Juntos, podemos fazer o chamado para todos se juntarem a nós”. O Catar sofreu críticas internacionais por conta do desrespeito aos direitos humanos.

Leia mais: Nem tudo se compra no futebol

Durante a solenidade de abertura houve um desfile dos mascotes de todas as Copas do Mundo desde 1966. O destaque claro ficou para La’eeb, mascote oficial do mundial do Catar. O mascote representa o Keffiyeh, lenço usado na cabeça por diversas pessoas do mundo árabe. O nome, La’eeb, significa em português, “jogador super habilidoso” ou “craque”. O mascote catari virou meme nas redes sociais não só pela simpatia, mas também pela semelhança com a imagem de um fantasma.

Em a campo, a Copa começou sem sustos. Catar e Equador se enfrentaram ontem (20), no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Com dois gols de Enner Valencia, um de pênalti e outro de cabeça, os equatorianos venceram os donos da casa por 2 a 0, pelo grupo A. Foi a primeira vez na história que uma seleção anfitriã foi derrotada na estreia de Copas do Mundo. Valência teve um gol anulado pelo VAR. Não fiquei convencido pelas imagens divulgadas pela FIFA. Achei que o gol foi legal. Fiquei decepcionado também com o futebol apresentado pela seleção catari. A equipe é fraca a começar pelo goleiro Saad Al-Sheeb.

Fora de campo o “fantasma” está solto. Várias estrelas não brilharão neste mundial do Catar devido às lesões.

A França é o país que mais sofreu com perda de jogadores lesionados. No último sábado (19) foi anunciado o corte de Karim Benzema com uma lesão muscular na coxa esquerda. Ao todo já são 6 atletas franceses fora do mundial. Antes de Benzema, o técnico Didier Deschamps já tinha perdido o goleiro Mike Maignan, o volante Kanté, o meio-campista Pogba, o atacante Christopher Nkunku e o zagueiro Kimpembe.

Antes da convocação oficial, o técnico Tite perdeu duas opções para o mundial: Philippe Coutinho e Guilherme Arana lesionados. Pelo mesmo motivo, Senegal perdeu sua principal estrela o atacante Sadio Mané. A Holanda ficou sem o volante Wijnaldum. Portugal não poderá contar com o atacante Diogo Jota e a Alemanha ficou sem Marco Reus e Timo Werner.

No jogo de hoje (21), entre a Inglaterra e Irã , o goleiro iraniano Beiranvand saiu de campo aos 16 minutos com uma lesão no nariz. Os protagonistas da Copa precisam se cuidar porque o “fantasma” está solto no Catar.

Leia mais