O Estado de Goiás entrou na edição deste ano da Copa São Paulo de Futebol Júnior com quatro representantes: Aparecidense, Atlético, Goiás e Vila Nova. A Aparecidense foi eliminada na primeira fase. Atlético e Vila Nova caíram na segunda fase. O Dragãozinho saiu invicto da competição, com 2 duas vitórias e 2 empates. Foi eliminado pela Juazeirense por 4 a 2 nos pênaltis, depois do empate no tempo normal em 1 a 1. Restou o Goiás!

O Verdinho faz uma ótima campanha na Copinha. Nesta segunda-feira (16), a equipe esmeraldina venceu o Novorizontino de goleada por 4 a 1 e avançou para as quartas de final da maior competição de base do Brasil. O Goiás teve o domínio total da partida. Vários jogadores atuaram bem, principalmente os atacantes Pedrinho, que marcou 2 gols, e Wendell que também balançou a rede. O outro gol foi do time goiano foi assinalado por Kauan.

O Goiás está entre as oito melhores equipes da Copa São Paulo com uma campanha brilhante. Até agora em 6 jogos tem cinco vitórias e um empate. Marcou 12 gols e sofreu 3. Nesta edição, o Verdinho já eliminou na terceira fase o supercampeão da copinha com 5 títulos, o Fluminense.  Na próxima fase, o alviverde vai enfrentar o Sport Recife que eliminou ontem o Cruzeiro com uma vitória por 2 a 1.

O técnico do Goiás é Mário Henrique de 42 anos, ex-treinador da base do Cruzeiro. No ano passado dirigiu o sub-17 do Goiás. Foi promovido para o sub-20 este ano. Realiza um ótimo trabalho. O time dele é organizado em todos os setores. Prevalece a força do conjunto, apesar do brilho individual do atacante Pedrinho, um dos artilheiros da Copinha com 4 gols.

Vários jogadores se destacaram até agora. O goleiro Catula é um dos menos vazados da competição. O zagueiro Nina, autor dos 2 gols na vitória sobre o Fluminense, forma uma boa dupla com Nolasco. O lateral esquerdo Xavier também fez grandes atuações. Na marcação Simioni apareceu bem. Do meio-campo para frente são vários os destaques: Alan, Victor Hugo, Pedrinho e Wendell. Aliás, o bom jogador Wendell não enfrentará o Sport. Está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.

O Goiás tem história na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Em 1991, o Verdinho Goiano foi semifinalista da competição. Foi eliminado pela Portuguesa de Denner, que ficou com a taça de campeã, naquele ano ao vencer o Grêmio na decisão.

A melhor classificação do Goiás foi o vice-campeonato de 2013, quando verdinho perdeu a final para o Santos no Estádio do Pacaembu por 3 a 1. O atacante Erik foi o grande destaque da equipe esmeraldina.

De lá para cá, essa é a melhor campanha do time esmeraldino superando as de 2015, 2018, 2020, quando chegou a fase de oitavas de final.

Quem sabe o título vem desta vez. Estamos na torcida. Vai Verdinho!