Minha opinião de que a pontuação já alcançada pelo Goiás é suficiente para manter o time na série A não mudou após a derrota para o Athletico Paranaense, nesta quarta-feira (2), pelo placar de 3×2. Pelo contrário fortaleceu. Os 43 pontos que o alviverde acumulou até aqui não asseguram matematicamente o time na série A, mas a lógica aponta que com 41 pontos um dos que estão na área de risco vai permanecer e pode ser que alguém permaneça até com 40 pontos – o Goiás já tem pontos sobrando.

Em 14º lugar na classificação, o Goiás é o divisor de águas: todos os times acima dele na tabela, estão fora do risco de rebaixamento – todos os que estão abaixo compõem a área de risco: 15º Coritiba, com 38 pontos; 16º Cuiabá, 37; 17º Ceará, 34; 18º Atlético, 33; 19º Avaí, 28; e 20° Juventude, 21. O lanterna, Juventude, já está matematicamente rebaixado e o penúltimo, Avaí, embora com chance matemática, não tem chance real para permanecer.

Desta forma, ainda restam duas vagas para a zona de rebaixamento e o Goiás já está bem fora delas. O Clube ainda joga três vezes na competição: Juventude em casa, Fluminense fora e São Paulo em casa. Tudo leva crer que, no mínimo, o Goiás fará mais três pontos, já que é muito favorito para ganhar do Juventude. Além disso, com 46 pontos, o Goiás deve garantir pontuação para disputar a Copa Sul-americana ano que vem.

Já o Atlético só um milagre o salva da degola.

Não tem como atingir mais 41 pontos, já que lhe restam 9 pontos em disputa e, vencendo os três jogos chega a 42. Se empatar uma das partidas o máximo que pode atingir é 40, pois o empate vale apenas um ponto ganho. Além do mais, mesmo sabendo que no futebol tudo é possível, poucos acreditam que o time vai vencer os três jogos: Fortaleza, fora de casa, Athletico Paranaense em casa e América MG, fora. Em nenhum destes jogos o Dragão tem o favoritismo, pelo contrário é a zebra em todos.

No estatuto original do Atlético consta que São Judas Tadeu é o Padroeiro do Clube, mas São Judas Tadeu foi dos apóstolos o mais exigente sobre a questão de quem solicitar a benção, fazer a sua parte e lá atrás o Atlético não fez a dele. Assim acho que o Santo não vai entrar nesta demanda e pra mim o Dragão já pode ser considerado rebaixado. Dos outros que estão na zona da degola, creio que o Ceará tem mais chance para cair. Veja os jogos que cada um dos desesperados ainda têm: Coritiba- Flamengo e Corinthians em cada e Cuiabá fora; Cuiabá- Palmeiras em casa, Atlético MG fora e Coritiba em casa; Ceará- Corinthians e Avaí em casa e Juventude fora; Avaí- Santos fora, Ceará em casa e Flamengo fora.

Leia mais: