Na última terça-feira (2), publiquei em meu blog no Sagres Online esse texto sobre a lista dos 55 atletas pré-convocados pelo técnico Tite para a Copa do Mundo do Catar. ‘Falta transparência na CBF!’

Leia também: Falta transparência na CBF!

O atacante Pedro Raul, vice-artilheiro do Brasileirão, com 18 gols, entrou em campo contra o Athletico Paranaense sabendo que estava na lista dos pré-convocados da seleção brasileira para o Mundial do Catar.

O técnico Tite enviou à Fifa a lista de 55 atletas pré-convocados no último dia 21 de outubro. Destes nomes, sairão os 26 que serão anunciados na próxima segunda-feira (7) e que vão disputar a copa.

Tite, incialmente gostaria de tornar pública a lista dos 55, mas foi convencido por membros de sua comissão técnica a não divulgar os nomes. A Fifa não obriga a divulgação.

Discordo da neutralidade da entidade máxima do futebol e da omissão da CBF. Para mim, tudo que é oficial em torno da Copa do Mundo deveria ser do conhecimento do público em geral. A CBF foi omissa no caso. O presidente Ednaldo Rodrigues deveria impor ao técnico Tite a publicidade da lista dos pré-convocados. Ednaldo assumiu o cargo recentemente prometendo, entre outras coisas, a transparência nos atos que envolvem a Confederação Brasileira de futebol.

Diante do sigilo em torno da lista, imposto pela comissão técnica da seleção, coube a imprensa o papel de investigar para desvendar o mistério. Nesta semana, o jornal O Globo e a TNT Sports, em uma reportagem sobre o assunto, apuraram que o atacante Pedro Raul do Goiás está na lista dos 55 jogadores pré-convocados pela seleção brasileira para disputar a Copa do Mundo 2022.

Esta é a primeira vez que o atacante figura entre os convocados para a Seleção brasileira. Dificilmente Pedro Raul estará entre os 26 convocados para a Copa. Mesmo assim, ter o seu nome lista de suplentes já tem um grande valor.

Aos 25 anos, Pedro Raul é vice-artilheiro do Brasileirão com 18 gols, atrás apenas de Germán Cano do Fluminense, que tem 21. Na atual temporada, Pedro Raul já marcou 25 gols e deu duas assistências em 47 jogos.

É uma pena que 12 dias depois do envio da lista à FIFA, Pedro Raul tome conhecimento da convocação através dos veículos de comunicação. Se a divulgação tivesse sido feita oficialmente no momento oportuno, o atleta teria atuado nos jogos recentes com uma injeção de ânimo a mais. Certamente teria recebido homenagens do Goiás, da torcida esmeraldina e da imprensa.

É lamentável que entra e sai presidente e a CBF continua sendo uma Caixa de Pandora. Transparência já!

Nesta quarta-feira (3), fui procurado pelo assessor de imprensa da Seleção Brasileira, Vinícius Rodrigues. Ele desmentiu a convocação do Pedro Raul dizendo que a informação do Globo e TNT Sports, além de reproduzida por mim aqui no Sagres Online, está incorreta. O Pedro Raul não está na lista de 55 atletas pré-convocados para a Copa do Mundo, afirmou.

De acordo com o assessor da seleção brasileira, a decisão da não divulgação da lista foi da comissão técnica, que é soberana em relação a esses assuntos. O presidente Ednaldo e a instituição não possuem interferência nesse assunto, acrescentou.

Disse ainda que respeita a minha opinião sobre o desejo da divulgação da lista para o público em geral.  Diante da improcedência da notícia pediu justiça com as quatro partes: torcida, jogador, comissão e imprensa. Finalizou sugerindo uma nota de retratação.

Respondi ao assessor de imprensa Vinícius Rodrigues que caberia no meu blog aqui no Sagres Online uma nota contendo o desmentido dele da convocação do Pedro Raul. Citei novamente as minhas fontes de informação: matérias do Globo e TNT Sports.

Reafirmei o meu posicionamento crítico em relação à transparência sobre a divulgação da lista de convocados para a seleção brasileira. Mantenho a opinião de que a lista deveria ser pública. Acho que a seleção brasileira, como patrimônio do povo brasileiro, merece publicidade de todas as suas convocações!

Mesmo com a autonomia da comissão técnica da seleção, acho que o presidente da CBF deveria, no mínimo, recomendar a divulgação da lista com os 55 nomes pré-convocados. Segundo Vinícius Rodrigues, a recomendação foi dada pelo presidente da CBF Ednaldo Rodrigues.

Sabe o que é ruim de tudo isso? Primeiro, que o Pedro Raul não está na lista dos 55 pré-convocados para o Mundial do Catar. Por tudo que fez nesta temporada merecia a convocação. Segundo, que os elogios públicos feitos pelo técnico Tite ao desempenho do Pedro Raul foram meros elogios.

Reitero que falta transparência na divulgação dos convocados para a seleção brasileira.