No Programa Nosso Melhor desta semana nós conhecemos o conceito do Novo Urbanismo, um movimento de design urbano que promove hábitos ambientalmente amigáveis, criando bairros e espaços que valorizem o deslocamento de pedestres, os espaços ao ar livre e uma ampla gama de habitações e tipos de trabalho. A convidada para esta prosa foi a arquiteta e mestre em urbanismo pela USP, Márcia Mikai.

Ouça o programa em formato de podcast:

Ouça “#27: O Novo Urbanismo: o ambiente físico sustentável e vidas mais prósperas” no Spreaker.

Márcia é fundadora da Pentagrama, instituição de se volta para projetos dentro deste novo conceito. A urbanista conta que já trabalhou muito com construções sustentáveis, mas que não se encaixavam dentro de um urbanismo sustentável. “Foi quando comecei a abordar a metodologia ‘charrete’, que envolve todos os stakeholders, de forma participativa”, comenta.

O Novo Urbanismo é uma abordagem norteamericana que resgata valores tradicionais do urbanismo, por mais contraditório que possa parecer. É aquela coisa de ocupar as ruas, colocar cadeiras nas calçadas e aproveitar os espaços coletivos.

A criação dos subúrbios americanos, afastados das cidades com casas e espaços amplos é um exemplo dos desafios que a urbanidade enfrenta. Os problemas surgem com a explosão do número de automóveis, que receber investimentos contínuos e cada vez maiores em infraestrutura. A retomada da proximidade das habitações mais ligadas aos equipamentos públicos é o cerne deste Novo Urbanismo.

E você já ouviu falar em Agrihood? Pois é, trata-se de aproximar a agricultura da vizinhança em espaços urbanos. Empreendimentos imobiliários podem ser associados à produção de alimentos. Esta visão também nasceu nos Estados Unidos, uma ideia que fosse integrada a meios de transporte, a criação de cinturões verdes, permeabilidade do solo. “São bairros concebidos na relação com a produção de alimentos”, resume.

No Brasil, Márcia trabalha na concepção de bairros aliados a agroflorestas, uma modalidade agrícola sustentável cada vez mais importantes no país. “Muitos desses empreendimentos precisam de reserva legal que podem ser recompostas com agroflorestas, garantindo alimento e renda”, esclarece.

O Novo Urbanismo talvez seja um nome para algo que sempre desejamos: viver em um ambiente agradável, despoluído e saudável, perto da natureza e com segurança. Você toparia viver assim?

Assista ao programa completo!!

Temas Abordados

Como é este projeto de reflorestamento?

O que é o Novo Urbanismo?

Agrihood, você sabe o que é?