Hoje é o primeiro dia do mês e começou o Julho Verde, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. No Tom Maior desta sexta-feira (1°),  o cirurgião oncológico, Teylor Pedro, alertou para a importância de observar os sintomas. “A maioria das vezes os tumores são silenciosos e na região da cabeça e do pescoço temos órgãos vitais”, disse.

Segundo o oncologista, os sintomas mais comuns de tumores na região da cabeça e do pescoço são rouquidão, nódulo no pescoço, dor ao tentar se alimentar, úlceras na boca e na garganta. O médico explicou quais são os principais tipos de câncer que surgem nesta região do corpo.

“Os mais comuns são os mais prevalentes, então a gente tem os sexos feminino e masculino. Nas mulheres, o principal é o tumor de tireoide e quando junta os dois gêneros, masculino e feminino, temos o tumor de boca, tumores na faringe, tumores de laringe, tumores na região da maxilar, tumores nas glândulas salivares, tumores linfáticos”. De acordo com o oncologista, com exceção do tumor de tireoide, os outros tipos são mais comuns nos homens.

Pedro destacou que os motivos que explicam a prevalência é a exposição. “Temos os pacientes que são tabagistas e a grande maioria deles são do sexo masculino, são trabalhadores rurais, mecânicos, construtores que trabalham na construção civil”, detalhou.

Questionado se hábitos alimentares influenciam na prevenção dos tumores, o oncologista Teylor Pedro afirmou que sim e avaliou que uma boa qualidade de vida se mede através do tripé exercício físico, sono reparador e alimentação saudável.

“Se a gente tem uma pessoa que  faz exercícios regulares, boa alimentação e sono reparador, isso é fundamental na prevenção de quase 80% dos tumores,  de câncer no geral, e a alimentação faz parte do tripé preventivo”. finalizou.

Assista a entrevista completa e confira mais informações:

Leia mais: