Foto: Wikimedia Commons

O que é a Vida? Qual o objetivo da vida na Terra? Por quê sofremos tanto? Qual a necessidade do sofrimento? Por quê Deus nos deixa sofrer?

Portanto, só a reencarnação nos facilita o entendimento e as múltiplas oportunidades de resgatar. O arrependimento, é só o primeiro passo para o reajuste, pois temos aí o desejo, a vontade, e a esperança de mudar os fatos mas, não é só isso, necessário a expiação e a reparação senão, onde a justiça ?
Diz o Livro dos Espíritos, ítem 998 “A expiação se cumprirá mediante as provas da vida corporal e, na vida espiritual pelos sofrimentos morais inerentes a nossa inferioridade” .

Já o resgate de nossas faltas se dará durante o estado corporal quando é mais propício o acerto com o adversário, pois Jesus foi claro quando disse “reconcilia-te com teu adversário enquanto estás a caminho com ele.”

Arrependimento, Expiação e Reparação constituem as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências.” – Allan Kardec (1)

Allan Kardec encerra em “O Céu e o Inferno” com a saga de Joseph Maître, o cego, de onde pinçamos o seguinte:

“(…) Tendo-me arrependido e expiado, ainda me restava reparar. A última encarnação só a mim aproveitou, pelo que espero recomeçar novamente por existência que me permita ser útil ao próximo, reparando por esse meio a inutilidade anterior”.

Jamais poderemos olvidar que foi o próprio Cristo quem afirmou: “A cada um será dado de acordo com as suas obras”. (Mt., 16:27.)

À Ciência espírita estava reservada a tarefa de esclarecer o homem sobre como se processa a justiça divina com vistas ao aperfeiçoamento moral das criaturas.

O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V – Bem-aventurados os aflitos -Causas anteriores das aflições, item 9.

O Livro dos Espíritos, item 262

O que é o Espiritismo? Cap. III, item 132.

Veja-se: Doutrina dos Anjos decaídos e da perda do Paraíso, em A Gênese, cap. XI – Gênese espiritual, itens 43 a 49

O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III – Há muitas moradas na casa de meu Pai – Instruções dos Espíritos – Mundos de expiação e de provas, itens 14 e 15.

O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI – O Cristo consolador – Instruções dos Espíritos – Advento do Espírito de Verdade, item 5.