Pelo menos cinco por cento da população goiana está obesa, como informa o cirurgião plástico Roberto Kaluf, que coordenou no último final de semana o segundo simpósio multidisciplinar da obesidade.

 

O objetivo foi abordar questões relacionadas a pacientes obesos e emagrecidos, submetidos a tratamento com realização de cirurgias bariátrica e plástica.

“No Brasil 50% da população está em sobrepeso, mas não quer dizer que seja obesidade mórbida, de 50% temos 13% de pacientes que estão em obesidade. No estado de Goiás temos 5% de obesos mórbidos”, relata.

Segundo o médico, a vida moderna faz mudar totalmente os hábitos, pois as pessoas não têm tempo para se alimentar corretamente, passam o dia inteiro no computador, e não queima calorias. 

“Uma previsão é que em 2025, 100% da população da América Latina vai estar em sobrepeso”, destaca o cirurgião.

Em Goiás as cirurgias bariátricas e plásticas são realizadas gratuitamente no HGG. Além disso, no hospital é desenvolvido um trabalho multidisciplinar com os pacientes, envolvendo endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos, mas Roberto Kaluf lembra que o melhor é evitar chegar ao nível de obesidade.

Os problemas da obesidade podem vir a partir de hipertensão arterial, diabetes, problema de locomoção, trombose, e esterilidade.