A gente aqui tem um compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e toda semana trazemos para a pauta um tema que está diretamente ligado a um destes 17 objetivos que compõem o conjunto de ações para uma sociedade mais justa, o equilíbrio ambiental e o crescimento econômico responsável.

Mas esta semana foi diferente. Não falamos de um objetivo, mas de todos! Afinal, o que são, como nasceram e como estão ocupando espaço nas pautas do governo, das empresas e da sociedade civil brasileira? Por que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são tão importantes para a humanidade e para o planeta?

Os 17 ODS são promovidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e ninguém melhor para falar sobre isso do que a Assessora de Desenvolvimento Territorial e responsável pela implementação de estratégia de cooperação descentralizada do PNUD no Brasil, Ieva Lazareviciute.

Ieva nasceu na Lituânia, já esta no Brasil a mais de 15 anos e é especialista em assuntos de gestão pública, desenvolvimento humano, desenvolvimento local e fortalecimento de capacidades municipais com diversos projetos implementados na Europa, Ásia Central, Estados Unidos e Brasil. Ieva explica que os ODS nasceram dos 8 Objetivos do Milênio (ODM), iniciativa de políticas públicas e desenvolvimento humano. Onde foram implementados, aqueles objetivos foram bem sucedidos, mas ainda faltava uma confluência de esforços e dos diferentes setores da sociedade.

O Brasil tem um papel importante neste cenário. A avaliação geral de toda a proposta dos ODM ocorreu na Rio+20. A conclusão foi que havia aspectos a serem melhorados, mesmo com uma boa avaliação como ferramenta de planejamento e investimentos públicos. Foi então que se pensou numa agenda sucessória de 15 anos de duração, que resolvesse as lacunas deixadas pelos Objetivos do Milênio, como as questões econômica e ambiental, o engajamento de mais setores sociais e a aplicabilidade para todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Os 17 ODS estão calcados em 5 pilares: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. Estes pilares levam a pensar na inclusão social com preservação ambiental, crescimento econômico em um ambiente pacífico. A definição do programa contou com a participação de 8 milhões de pessoas no mundo todo. “Precisamos deste sonho tanto quanto dos sonhadores que querem mudar a realidade por uma melhor”, destaca Ieva.

Nossa entrevistada sabe que pouca gente está por dentro dos ODS no Brasil, mas enfatiza que o número de instituições que passaram a se envolver com esta agenda é grande e vem crescendo. “Há muitos municípios liderando, empresas adotando princípios de sustentabilidade e governos alinhando-se aos princípios dos ODS”, informa.

Aqui em Goiânia, o Codese tem um trabalho que anda lado a lado com os ODS, com o Projeto Goiânia 2033, que a gente já discutiu bastante no programa. O PNUD orienta entidades como a Frente Nacional dos Prefeitos, Confederação Nacional dos Municícios, Assocação Brasileira das Câmaras Municipais e várias outras, além de empresas que querem aderir aos ODS. Quer saber mais? Basta “googar” Pacto Global e conferir. Para professores e cidadãos em geral, a dica é entrar no site da Unicef.

A pandemia foi um golpe duro na implantação dos ODS no Brasil. Um prognóstico do impacto da Covid nos ODS realizado pelo PNUD mostrou que 170 milhões de pessoas devem entrar para a pobreza no mundo, sendo 80% na África. A pesquisa também mostrou que, se as políticas de recuperação forem feitas com base nos ODS, com equilíbrio entre o econômico, o social e ambiental, há uma maior chance de sairmos da crise com um “novo normal” melhor do que no tempo pré-pandêmico. Esta será a nossa única chance? Não sei, mas certamente é a melhor que temos agora.

Em tempo: o quadro Faz Parte do Cenário desta semana trouxe a situação da Covid-19 em Pittsburgh – Estados Unidos, com a artista plástica goiana Anna Rita Araújo. Vale a pena conferir.

Programa completo:

Temas abordados

– De onde surgiram a agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? https://youtu.be/qLjvoC_QC3k

– A Rio+20 foi o marco para a criação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. https://youtu.be/iR4onZOdvS4

– O que mudou na transição dos Objetivos do Milênio para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? https://youtu.be/p22w6a-x1io

– Engajamento cada vez maior com os ODS no Brasil. https://youtu.be/00a6Pm5ukJM

– A interlocução da ONU com empresas, governos e sociedade para implantar os ODS. https://youtu.be/uXLJ5edxOps

– Como O cidadão pode se engajar nos Objetivos do Desenvolvimento sustentável? https://youtu.be/-T2H7Qrk3oM

– Covid-19 no mundo: o cenário em Pittsburgh – EUA. https://youtu.be/cN8ZF2U-Rm4