O trecho do Anel Viário sobre o Córrego Tamanduá próximo ao Setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia, está interditado pela Defesa Civil.

 

O Corpo de Bombeiros fez a recomendação e confirmou a existência de alto risco de acidentes já que a estrutura da via está comprometida.

O secretário do meio ambiente e coordenador da Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, Juliano Cardoso, explica porque o trecho do Anel Viário foi interditado no sentido BR-153, ao Setor Garavelo.

“O major José Borges Filho viu o risco eminente de um acidente de trânsito naquela via, pois está com a estrutura completamente comprometida, já que transitam todos os tipos de veículos, leves e pesados”, explica.

O coordenador da Defesa Civil afirma que nenhuma medida foi tomada, já que há uma incerteza sobre quem tem a responsabilidade sobre o Anel Viário.

“Aquela é uma via de responsabilidade do Estado, que por sua vez diz que é uma obra do Dnit. A prefeitura não pode gastar recursos financeiros em um trecho que não é de sua competência. Fizemos apenas a interdição, de modo que não ocorra nenhum acidente”, destaca.

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) informou por meio da assessoria, que a responsabilidade do Anel Viário é da Agetop, por ainda haver pendências contratuais entre os dois órgãos sobre um projeto de construção da via como a sinalização e o meio fio.

Segundo o Dnit, um novo projeto é analisado pelo Ministério Público, para que o Anel Viário seja como uma Avenida de Aparecida de Goiânia, já que a via não tem mais características de rodovia federal. 

Uma nota divulgada pela Agetop, explica que um levantamento sobre a situação do Anel Viário é feito com a colaboração de um engenheiro do Dnit.

O próximo passo para recuperação do trecho sobre o Córrego Tamanduá é a conclusão de um orçamento e a licitação de um caráter de urgência.

As obras devem começar assim que o tempo de chuvas parar, mas a Agetop não estabeleceu um prazo de entrega. 

Enquanto isso, motoristas que trafegam pela região devem pegar o desvio, e virar à direita pela Rua Guyraupia até chegar à Avenida Rio Verde, que segue até voltar ao Anel Viário. O desvio tem ao todo cinco km.