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Previsto inicialmente para ser finalizado em março de 2017, o corredor exclusivo de ônibus, o BRT Norte Sul teve a construção paralisada duas vezes e, em fevereiro, teve uma nova previsão de entrega para março de 2019. No entanto, a data já passou para outubro de 2020. A última paralisação durou quase um ano, de junho de 2017 a março de 2018.
As obras foram paradas devido a correções orçamentárias que foram feitas junto à empresa responsável pelo empreendimento, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Seguindo indicação de órgãos de controle, a empresa teve que devolver recursos com a obra em andamento. No início do ano, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) reclamou da não continuidade da obra.
“Essa obra estava paralisada a praticamente, há quase dois anos da minha posse. Assumi e fui tomar conhecimento, o porquê daquela paralisação, e a informação é de que a Prefeitura por não entrar com a sua contrapartida a Caixa Econômica, se viu no dever de suspender a obra. Com todo esforço conseguimos levantar a importância que a Prefeitura teria deixado de contribuir, em torno de R$ 6 milhões. Pagamos e reiniciamos a obra e depois de 20 dias suspendeu de novo, alegando item do contrato”. Pontuou o prefeito.
Já no mês de dezembro, ministro das Cidades Alexandre Baldy ao autorizar recursos para continuidade da obra do BRT, destacou que Iris Rezende havia pegado uma bomba.
“A realidade, o prefeito Iris assumiu uma verdadeira bomba, a prefeitura de Goiânia contratou diversas obras com o Ministério das Cidades, com o Governo federal, antes da gestão do prefeito Iris, desde de 2017. Esses problemas que estão sendo resolvidos, pela parceria são problemas da gestão anterior. O BRT paralisou, uma obra que afeta toda a população”. Afirma o ministro das Cidades. “Nós assinamos uma das mais importantes das etapas para retomada da BRT, pelo fato de que, os recursos de mais de R$ 15 milhões liberados pelo Governo Federal que é o financiamento da infroestrutura, serão parte da contrapartida das obras do BRT que já liberamos para sua execução do trecho que já está com suas obras retomadas” conclui.
O BRT Norte-Sul de Goiânia terá extensão de 17 quilômetros, do Terminal Isidória até o Terminal Recanto do Bosque. Segundo o governo, este é o maior projeto de mobilidade urbana da capital goiana, que deve atender a 148 bairros dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A expectativa é que 120 mil pessoas sejam beneficiadas por dia.