Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) e da Defesa Civil (DC) realizaram neste sábado (13) uma vistoria no canteiro de obras onde dois operários morreram soterrados após um desmoronamento na última quarta-feira (10), no Setor Sul em Goiânia.
Acompanhados por um engenheiro civil contratado pela Clínica do Esporte, que é dona da obra onde ocorreu o acidente, os profissionais fizeram o serviço de contenção do terreno que cedeu. De acordo com o gestor do departamento técnico do Crea-GO, a visita foi para vistoriar o que está sendo feito no local para estabilizar o solo e evitar novos desabamentos.
A obra está embargada pela prefeitura de Goiânia e Ministério do trabalho, e interditada pela Defesa Civil. Desta forma, a Rua 124, onde fica localizada a obra, continuará fechada pelos próximos quatro dias. O coordenador técnico da DC, Sidicley Santana, afirma que uma nova vistoria será realizada na quarta-feira (17)
“A liberação da rua está condicionada ao processo de estabilização por concreto. Então será feita a perfuração, colocará as ferragens e fará a concretagem. Eles solicitaram um prazo máximo até quarta-feira pela manhã. Então o Crea-GO, a DC e um profissional da segurança do trabalho vai avaliar se atendeu ou não esse prazo de estabilização”, afirma.
O engenheiro civil afirma que o cronograma de serviço da contenção do terreno está dentro do prazo, e que a Rua 124 não corre mais risco de desmoronamento, devido ao trabalho já realizado no local.
“Os trabalhados foram realizados imediatamente. Já tem feito, hoje (13), uma parte razoável do serviço de contenção. A primeira parte da contenção seria refazer o aterro, e estabilizá-lo primeiro. Como foi feito o lançamento de terra compactada, e partir disso é que vamos iniciar a execução da parede de contenção em concreto. O serviço não está lento e nem atrasado, o que foi feito até agora garante a segurança da via. A via hoje está absolutamente segura”, garante.
Até que a nova vistoria seja feita na quarta-feira (17), não há uma previsão oficial para liberação do trânsito na Rua 124. Cavalente e manilhas instaladas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) fazem o bloqueio da via para quem vem da Rua 84 ou da Rua 87.
Com informações do repórter Jerônimo Junio