Neste mês de julho, foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data chama a atenção para prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares. Em entrevista à Sagres TV, o médico oftalmologista Juscelino Kubitschek orienta que, mesmo quem não tenha nenhum tipo de enfermidade, e não somente relacionada à visão, deve se consultar todos os anos com um especialista. Assista a seguir

”Para que assim possa se ver como está a sua visão, como está o seu fundo de olho, a pressão dos seus olhos, isso tudo são valores e questões importantes na prevenção de doenças que podem ser matreiras, caladas, silenciosas e, aos poucos, estarem deteriorando a saúde do nosso paciente”, explica.

Segundo Juscelino Kubitschek, em todo o mundo cerca de 200 milhões de pessoas possuem problemas moderados ou graves de visão. Destas, 40 milhões perderam totalmente a capacidade de enxergar. Só no Brasil, 50 milhões sofrem com alguma enfermidade desse tipo.

Saiba quais são as quatro principais doenças que afetam a visão

Glaucoma (irreversível)

”É uma doença do nervo ótico, que é o cabo que leva a imagem do olho ao cérebro. Esse nervo fica doente por conta de uma pressão intraocular inadequada. Uma pressão que se eleva, que na maioria das vezes não causa sintomas, é uma doença silenciosa, e que leva o paciente a ter uma perda lateral da visão. Ele não percebe porque movimenta a cabeça, o que acaba compensando essas perdas iniciais”, afirma Kubitschek.

Retinopatia (irreversível)

”Doença do diabetes que afeta o fundo do olho, a retina. É a segunda causa de perda irreversível no mundo”, afirma. ”O diabete lesiona pequenas veias que levam o sangue ao fundo dos olhos, e essas lesões causam microinfartos, microaneurismas, o que vai, aos poucos, deteriorando a visão”, explica.

Degeneração macular (irreversível)

”Relacionada à idade. Após os 60, 65 anos, existe uma região da nossa visão, a mácula, a região central da visão, que sofre alterações, vazamentos, e o paciente perde a capacidade de enxergar”, esclarece o médico oftalmologista.

Catarata (reversível)

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. ”Não é uma perda que não se tenha tratamento”, conclui Kubitschek.