Uma novidade em tecnologia limpa no mundo são os bancos de assento que geram energia solar e carregam dispositivos eletrônicos sem fio. A inovação chegará em breve ao Arkansas e Illinois, mas já está presente em outras cidades estadunidenses como o Texas, Massachusetts e Califórnia.
Os bancos chegaram recentemente à Universidade da Califórnia Dominguez Hills, na Califórnia. A instalação é gratuita. Desde então, os estudantes ganharam um local de descanso que permite o carregamento de dispositivos eletrônicos alimentados por energia solar e sem a necessidade de rede.
O “The Bench” é prático e útil para o cotidiano. A inovação da empresa Bluebolt Outdoor tem o formato de um assento normal com a inserção de painéis solares monocristalinos de 135 W de potência e 21,6% de eficiência.
Destaques
A universidade ganhou energia solar armazenada em bateria de lítio para a iluminação noturna do campus. Mas outro destaque do produto é o seu potencial gerado suficiente para cinco dias. Além disso, a rede sem fio do banco carrega telefones e tablets e permite acesso ao Wi-Fi.
Pensado para o cenário urbano, o “The Bench” está em universidades, lojas, parques e centros empresariais. Segundo a empresa, ele é capaz de monitorar a qualidade do ar por meio de sensores ambientais e detectar inundações e incêndios.
Ademais, a ideia dos bancos nas universidades é que eles contribuam com pesquisas com esses dados e que funcionem como painéis publicitários pelo cidade. O produto pode ser monitorado online por meio de software.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.
Leia mais: