A British Association for Sustainable Sport e Frontrunners publicou um artigo nesta terça-feira (18) alertando para o risco do calor à saúde dos atletas nas Olimpíadas de Paris. Os jogos tradicionalmente ocorrem no verão e terão início em 26 de julho, mas o relatório aponta que o aumento contínuo das temperaturas globais podem trazer riscos aos atletas nesta edição.
O calor foi assunto na edição passada das Olimpíadas, em Tóquio. Por isso, o relatório “Anéis de fogo: riscos de calor nas Olimpíadas de Paris de 2024”, desenvolvido por grupos ambientais, traz dados dos 100 anos para validar a pesquisa. Então, de 1924 até os dias atuais, segundo o documento, as temperaturas entre julho e agosto aumentaram 3,1°C.
Para este ano, a estimativa geral é de temperaturas altas para o verão europeu, que teve recordes em 2023. O serviço meteorológico da França também tem essa expectativa e espera médias mais quentes que o normal. Assim, o relatório reforça a precoupação com a saúde dos atletas.
“O fato de que as Olimpíadas ocorrerão durante o alto verão significa que a ameaça de um período de calor devastador é muito real”, afirma o documento.
*Com Agência Brasil
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar.
Leia mais: