Nesta segunda-feira (7), o bicampeão olímpico de vôlei, Serginho Escadinha, tem um encontro especial com cerca de 130 jovens da Demà Aprendiz, tecnologia social da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), durante o Olympism365 em Belo Horizonte (MG). O atleta adiantou que vai compartilhar com os jovens aprendizes como o esporte amplia oportunidades e ensina valores para a vida.
“O esporte me ensinou sobre superação, disciplina e trabalho em equipe. Me trouxe oportunidades de conhecer o mundo, e me ensinou valores que vão para além da quadra. Quero mostrar para esses jovens que, independentemente das dificuldades, é possível chegar longe com dedicação e persistência”, contou.
Serginho vai participar da primeira edição do Olympism365 em Minas Gerais, que terá atividades nas cidades de Belo Horizonte e Contagem, entre os dias 7 e 11 de abril. Na tarde desta segunda-feira, os jovens estarão numa roda de conversa com o atleta, na sede do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC), uma oportunidade para conhecer a trajetória vitoriosa de um dos grandes nomes do esporte olímpico brasileiro.
Presença de Gabrielzinho, multicampeão da natação paralímpica
Os jovens aprendizes também terão um momento especial com o nadador Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, multicampeão paralímpico do país. O atleta conquistou três medalhas de ouro nas Paralimpíadas de Paris 2024 e vai dividir os bastidores dessa experiência na sexta-feira (11), numa conversa com os jovens, no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, em Belo Horizonte.
“A natação me deu oportunidades incríveis e me mostrou que não existem limites quando temos um propósito. Quero motivar esses jovens a acreditarem no seu potencial e a usarem o esporte como ferramenta para crescer, independente de qualquer circunstância que envolva a mobilidade”, afirmou o nadador.
O esporte como ferramenta de transformação social
Tanto Serginho quanto Gabrielzinho vivenciaram e vivenciam ainda a transformação social que o esporte proporciona na vida das pessoas. Por isso, os atletas querem compartilhar essa experiência com os jovens e inspirá-los a buscar nas atividades esportivas valores que ficam para a vida inteira.
O desejo dos atletas também é o que move o Olympism365: Esportes, Educação e Meios de Vida, projeto do Comitê Olímpico Internacional (COI), executado pela Demà Aprendiz no Brasil, através da parceria com a Fundação SES.
Coordenador do Olympism365 no Brasil, Charlie Pereira comentou que a iniciativa já impactou mais de 10 mil jovens em dois anos e que a edição em Minas Gerais faz parte da expansão do projeto, que tem a meta de chegar a 20 mil participantes em oito estados este ano.
“Chegaremos ainda ao Piauí, Pará, Rio Grande do Sul, Tocantins e São Paulo. Nesta edição, os participantes vivenciaram modalidades como atletismo, futebol, basquete, tênis de mesa, xadrez, skate e vôlei – esta última ministrada por Arthur Miguel, um atleta que já foi jovem aprendiz. Uma evidência do impacto transformador do esporte”, contou Charlie.
O impacto do Olympism365
O Olympism365 é pensado para os jovens aprendizes da Demà, mas o circuito de ações esportivas pelos estados gera a oportunidade de aumentar o impacto do projeto. Em Minas Gerais, por exemplo, também vão participar das atividades os alunos dos centros esportivos que serão visitados e os convidados parceiros da iniciativa.
São visitas para conhecer projetos de rugby paralímpico, futebol de campo e uma visita especial aos 35 alunos com deficiência atendidos no Projeto Núcleo de Fomento ao Paradesporto, coordenado pela Associação Mineira de Paradesporto (AMParadesporto).
Os alunos vão participar de uma aula de Bocha Paralímpica, no Ginásio do Tropical, em Contagem, na terça-feira (8), numa ação que reforça o compromisso do Olympism365 com a inclusão e a acessibilidade no esporte.
As presenças de Serginho e Gabrielzinho no Circuito do Olympism365 em Minas Gerais reforça o compromisso da Demà Jovem com o projeto do COI, sendo uma ponte para essa transformação social por meio da educação, da capacitação profissional e do desenvolvimento juvenil.
*Com FSB Comunicação
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: