Uma semana dedicada a oportunizar o acesso a diversas modalidades esportivas e à consolidação dos valores olímpicos entre a juventude. Aproximadamente 1.000 jovens participaram da Semana Olímpica em Palmas-TO, realizada entre os dias 22 e 26 de julho, no Tênis Sesc (Aureny I), parceiro da iniciativa no Tocantins. O evento ocorreu no período que marca início os Jogos Olímpicos – Paris 2024, como parte das atividades da estratégia “Olympism365 – Esporte, Educação e Meios de Vida”, iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI), que no Brasil é desenvolvida pela Demà Jovem by Renapsi em parceria com a Fundação SES.

Com professores qualificados, os jovens participaram de sete modalidades: vôlei, basquete, futebol society, futsal, tênis, badminton e jiu-jitsu. Rubens Dias é professor de tênis no Sesc de Palmas e foi um dos que esteve à frente das atividades ao longo da Semana Olímpica.

“É muito importante sempre buscar novas experiências, e com o tênis não é diferente. A maioria desses garotos com certeza não tinha vivenciado ainda o esporte devido a acessibilidade, que é muito difícil, é um esporte ainda pouco difundido no Brasil, só algumas pessoas têm acesso. Então os jovens estão tendo essa oportunidade aqui”, afirma Dias. “O tênis é um esporte que ajuda na formação da pessoa, e eles estão tendo essa oportunidade ímpar e levar essa experiência para a vida toda”, complementa.

Jovens vivenciaram experiência com o tênis durante a Semana Olímpica (Foto: Renapsi/Olympism365)

Participação dos jovens

Aos 19 anos, o José Eduardo Costa Oliveira valorizou a participação na Semana Olímpica. Jovem aprendiz na Renapsi há 1 ano, ele trabalha no contraturno na Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Palmas. “É muito importante essa iniciativa. Os jovens precisam do esporte e é uma forma de se livrar de tantas doenças como a depressão, por exemplo. O esporte ajuda os jovens a olharem para o futuro, então é muito importante o esporte na vida dos jovens”, pontua o jovem.

Naiane Martins é jovem aprendiz há sete meses. Nesse sentido, ela atua na Secretaria de Educação, também na capital tocantinense. Para ela, porém, tão importante quanto os valores olímpicos e a prática esportiva, é a interação com os colegas e a troca de experiências que a Semana Olímpica proporciona.

“Participei de todas as modalidades, achei o máximo. A Renapsi é um caminho para o trabalho, a gente aprende algo novo a cada dia, algo diferente e que a gente leva para a vida toda. Eu não sabia muito sobre o mundo do esporte, agora estou por dentro de tudo. A Renapsi me mostrou como é bom participar, interagir, é o máximo. Eu amo futebol, agora aprendi sobre o vôlei, o futsal”, enumera a jovem.

Basquete também esteve entre as modalidades da Semana Olímpica com os jovens aprendizes em Palmas-TO (Foto: Renapsi/Olympism365)

Para o professor de Educação Física e instrutor da Renapsi Polo Palmas-TO, Maximiliano Aurélio Possebon, a participação dos jovens na Semana Olímpica é imprescindível para a valorização do companheirismo e do trabalho em equipe, questões que agregam, inclusive, no ambiente de trabalho.

“Essa interação entre eles, para entenderem que isso os faz crescer também na empresa, através da visibilidade que tem o esporte. Então foi uma produtividade incrível dos meninos. Eles participaram muito, gostaram, tivemos o feedback deles, falaram que gostariam de ter esse momento mais vezes. Isso faz com que eles interajam, conheçam outros jovens que estão trabalhando em outras empresas, é muito prazeroso e muito bom para eles”, conclui.

Semana Olímpica

Palmas foi a segunda capital no Centro-Oeste a receber a Semana Olímpica. Entre os dias 17 e 21 de junho, mais de 3 mil jovens participaram do evento em Goiânia. As atividades foram desenvolvidas no Núcleo Seu Jaime, no CT Universo e no Ginásio Cidade Jardim – Neurologia Ativa. Participaram jovens da capital, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. 

A próxima edição da Semana Olímpica acontecerá em agosto, no Distrito Federal. Ao todo, 10 mil jovens devem ser beneficiados com a iniciativa.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das Desigualdades

Leia mais

Conexão Sagres – Olimpíadas: novo programa do Sistema Sagres cobre os jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris

Unicef: práticas de combate à pobreza devem priorizar criança e jovem

Quais são os desafios e soluções do ensino da educação financeira nas escolas?