“Entro no meu carro e ligo o rádio
E uma canção que traz você
Tudo que eu vejo de bonito se parece com você…” (Roberto Carlos)

A programação da radiodifusão está com você todos os dias. Seja no rádio do carro, via streaming ou por outro formato, não deixou de acompanhar a evolução do consumo de mídia. Forte por transformar limitações técnicas tem em sua maior força, a capacidade de emocionar pessoas, em um universo de comunicação entre locutor e ouvinte. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Rádio é celebrado no dia 13 de fevereiro.

A televisão e a internet pareciam ser uma ameaça de extinção do rádio no mundo, mas cada mídia tem seu público e proporciona uma forma diferente de emocionar e cativar as pessoas. Contemporaneamente, o rádio em sua maioria apresenta-se como web rádios que contém portais de comunicação com grade de programação, páginas com conteúdo prezando sempre pela velocidade, instantaneidade e a mobilidade na difusão de conteúdo com credibilidade e qualidade na apuração dos fatos divulgados.

A mensagem do rádio está em todas as plataformas. Exerce múltiplas funções em nossas vidas, por essa razão é importante lembrar o quanto a radiodifusão é fundamental para a cultura no mundo todo. Fazendo um recorte, as estações de rádios goianas ofertam uma ampla variedade de programas, pontos de vista, informação para a garantia de direitos e voltada para a democracia, além de refletir a diversidade cultural do Estado.

Por isso, nesta data importante, nós como ouvintes, parabenizamos e agradecemos todas as empresas de rádios, aos profissionais que se dedicam continuamente, de toda forma, oportunizando o estímulo à cultura através de disponibilidade de música, futebol, política etc. Parabenizo também o trabalho da Associação Goiana de Rádios – AGORA, por orientar, difundir conhecimento e cultura em mais de 80 rádios associadas em todo território goiano.

 Também felicito o papel das rádios comunitárias, que lutam diariamente para informar seus públicos. O rádio é a permissão da cultura que adentra lares, comércios, carros, diversos espaços, por nos ensinar a ouvir mais, a sentir e formar opinião. Parabéns por circular nas ondas eletromagnéticas, informações, notícias, músicas, amor e muita cultura.

Zander Fábio é Secretário Municipal de Cultura de Goiânia.