Ônibus foi totalmente adaptado e climatizado para se tornar um ambiente de leitura (Foto: Reprodução/SagresTV)

Uma biblioteca sobre rodas. O ônibus é adaptado e recebeu 2 mil livros para estimular o gosto pela leitura. Gabriel Martins, de 9 anos, João Dias, de 10 e Diego Martins, de 11 anos, gostaram da novidade. À reportagem da Sagres, os pequenos leitores disseram que nunca tinham visto uma biblioteca que funciona dentro de um ônibus. Para um deles, o ar-condicionado foi o diferencial. “Muito legal, porque dá para a gente ler e também aqui é fresquinho”, afirma João Dias. 

O ônibus está estacionado no Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU da Cidade Vera Cruz, em Aparecida. Para marcar o Setembro Verde, que estimula a inclusão de pessoas com deficiência (PCD), aqui tem a chamada cadeira de transbordo para que cadeirante possa entrar no ônibus. 

Alguns livros são em braile ou com letras grandes, e ainda na versão em áudio para cegos e pessoas com visão reduzida. Os organizadores dizem que foi firmada uma parceria com a prefeitura, assim, serão agendados horários para que alunos de escolas municipais visitem o ônibus do projeto Livro nas Praças. 

Além de ler no ônibus, é possível levar pra casa um livro emprestado. Hérica Fragoso, mãe do Leonardo, de 7 anos, vai levar dois. Ela aprovou o projeto, porque quer que o filho cresça com gosto pela leitura. “Gosto muito que ele tenha esse conhecimento a mais, porque o mundo a leitura é muita imaginação”, argumenta. 

O projeto Livros na Praça foi criado há 7 anos no Rio de Janeiro, onde percorreu várias comunidades. Também já passou por cidades de 8 estados brasileiros. Pela primeira vez estaciona em Goiás, justamente por Aparecida. A vinda do projeto é uma parceria com a BRK Ambiental, que executa a expansão da rede de esgoto de Aparecida. 

Carla Guimarães, gerente de engenharia da BRK Ambiental, diz que esse é um dos projetos socioambientais desenvolvidos pela empresa. “É trazer, estimular na criança e no jovem o hábito da leitura”, diz.

Ao lado do ônibus, foi armada uma tenda, onde as crianças lêem, desenham e participam da contação de histórias.

O ônibus fica em Aparecida de 10 a 14 de setembro, dá uma pausa e volta para o mesmo local, de 17 a 21 de setembro, sempre das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/WaMTMHbyqV8″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}