Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lança prêmio Jovens Campeões da Terra 2020. (Foto: Pixabay)

Está aberto o período de inscrições para o prêmio Jovens Campeões da Terra 2020, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A competição é um dos prêmios de maior prestígio da Organização das Nações Unidas (ONU) para jovens empreendedores, que têm ideias para solucionar os desafios ambientais do planeta. Os jovens ambientalistas, entre 18 e 30 anos, devem enviar sua ideia até às 21h no horário de Brasília do dia 10 de abril de 2020 para o site do prêmio.

Após o período de inscrições serão selecionados sete jovens de sete regiões do mundo. Os escolhidos receberão orientações e oportunidades para participar de reuniões de alto nível da ONU e compartilharem suas ideias com o mundo. Além de um financiamento inicial para investir em seus projetos. Os vencedores terão o acompanhamento do PNUMA à medida que avancem na implementação de seus projetos.

Entre os vencedores de 2019 está uma biotecnóloga brasileira. A ideia enviada pela jovem viabiliza o acesso à água potável e segura por meio de um filtro que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais.

Outros Campeões incluíram uma engenheira de software nepalesa que visa tornar o transporte público elétrico uma alternativa de qualidade aos veículos particulares e um engenheiro industrial libanês que trabalha com estudantes e refugiados para reutilizar e reciclar roupas indesejadas.

No ano passado, dos cinco finalistas pela América Latina e Caribe, três eram do Brasil: Anna Luisa Beserra, que foi uma das vencedoras globais, Bernardo Andrade, idealizador da Casa do Semiárido, e Bárbara Schorchit, criadora da iniciativa Genecoin.

As inscrições para o prêmio Jovens Campeões da Terra serão submetidas a um júri global encarregado de selecionar sete vencedores da África, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e Caribe, América do Norte e Ásia Ocidental.