Na Cúpula do Futuro, realizada em Nova Iorque, líderes globais adotaram o inovador Pacto para o Futuro, um marco que inclui o Pacto Digital Global e a Declaração sobre as Gerações Futuras. Este documento, resultado de um processo inclusivo de anos, visa modernizar a cooperação internacional para enfrentar os desafios emergentes e garantir que as instituições globais permaneçam relevantes em um mundo em constante mudança.

“O Pacto para o Futuro, o Pacto Digital Global e a Declaração sobre as Gerações Futuras abrem as portas para novas oportunidades e possibilidades inexploradas”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante seus comentários na abertura da Cúpula do Futuro.

O Pacto é um dos acordos mais abrangentes das últimas décadas, abordando tanto questões novas quanto temas que há muito aguardavam consenso. Seu objetivo principal é modernizar as instituições internacionais para que possam enfrentar as mudanças globais, desde a reforma do Conselho de Segurança da ONU até o compromisso com o desarmamento nuclear e a exploração segura do espaço.

No âmbito do desenvolvimento sustentável, o Pacto reforça a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e traz compromissos para reformar a arquitetura financeira internacional, garantindo maior voz aos países em desenvolvimento. Também destaca a urgência em conter o aquecimento global, reafirmando o limite de 1,5 °C e impulsionando a transição para energia renovável até 2050.

Cooperação digital e Inteligência Artificial

O Pacto Digital Global, parte integrante deste acordo, é a primeira estrutura mundial abrangente para a cooperação digital e governança da IA. Entre seus objetivos estão a conectividade universal, a promoção de um ambiente digital seguro e o estabelecimento de normas para a governança de dados e a Inteligência Artificial, com um foco especial na proteção de direitos humanos.

Pela primeira vez, uma Declaração sobre as Gerações Futuras foi adotada, com o objetivo de garantir que as decisões globais considerem o impacto nas gerações vindouras. O Pacto também estabelece compromissos para ampliar a participação dos jovens em decisões globais.

Com contribuições de milhões de pessoas e milhares de organizações, o Pacto lança as bases para uma governança global mais inclusiva, sustentável e justa. Os líderes globais reiteraram seu compromisso com a implementação desses acordos, garantindo que as promessas feitas se traduzam em ações concretas para enfrentar os desafios do século 21.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação

Leia também: