A Polícia Federal (PF) desencadeou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Desventura, que investiga a fraude em bilhetes de loteria e desvio de dinheiro de prêmios da Caixa Econômica Federal (CEF). As investigações desarticularam uma organização criminosa composta por correntistas, gerentes e funcionários do banco.

De acordo com informações da PF, são cumpridos 54 mandados judiciais nos estados de Goiás, Bahia, São Paulo, Sergipe, Paraná e Distrito Federal. Destes, cinco são de prisão preventiva, oito de prisão temporária, 22 de conduções coercitivas e 19 de busca e apreensão. Ainda segundo a polícia, os correntistas, que movimentavam altos valores, aliciavam gerentes e funcionários da CEF a autenticarem bilhetes de loteria. Com isso, o dinheiro dos prêmios que não eram retirados pelos ganhadores, eram desviados para os aliciadores.

Nos casos em que os ganhadores não retiram o prêmio, o destino correto do dinheiro é para o Fundo de Investimento Estudantil (FIES). De 2014 para cá, cerca de 60 milhões de reais teriam sido desviados pelos criminosos. Eles deverão ser indiciados por corrupção, estelionato, organização criminosa, evasão de divisas, tráfico de influências e falsificação de documento público.