Em um mundo moderno e conectado, é cada vez mais importante que surjam novos mecanismos de personalização e são inúmeros os recursos que podem ser usados para identificar um indivíduo. Seja ao acessar um prédio público, solicitar um documento ou mesmo desbloquear o próprio celular, nós deixamos uma fotografia ou uma impressão digital. Arrisco dizer que hoje em dia é quase impossível uma pessoa viver em sociedade sem compartilhar algum tipo de informação biológica, anatômica ou genética. 

Seguindo a orientação do governador Ronaldo Caiado, de qualificar o serviço público, o Governo de Goiás, por meio do programa Goiás de Resultados, deu início à força-tarefa Biometria Cidadã, que consiste na implementação de processos eletrônicos que gerem um banco de dados único para cada cidadão, de modo a simplificar seu acesso aos serviços prestados pelo Estado. 

Notamos também que não existem índices precisos que revelem a real identidade da população que vive em Goiás. É como se estivéssemos trabalhando no escuro. Para dissolver esse embaraço, foi definida como uma das metas do programa a criação de um sistema de informação do governo que integre os bancos de dados de diferentes órgãos. 

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) está sendo a primeira pasta a colher os frutos desta iniciativa. Por ano, em média 3.100 pessoas, entre crianças e adultos, desaparecem em Goiás. Diante desse número alarmante, o Instituto de Identificação da Polícia Civil vem fazendo um trabalho inovador no cruzamento de informações de amostras de impressões digitais de cidadãos com os cadastros dos bancos de dados da SSPAP e da Polícia Federal. Dessa forma, eles conseguem ter mais eficiência na atuação dos casos de desaparecimento e identificação de cadáveres.

Entre janeiro e outubro de 2019, mais de 1.700 corpos deram entrada no Instituto Médico Legal de Goiânia. Desses, 70 não foram identificados. Com a metodologia desenvolvida pelo Instituto, 29 pessoas tiveram suas identidades reveladas. São famílias que puderam acalmar seus corações, depois de viverem a angústia diária de uma busca dolorosa.  

Vamos expandir esses resultados positivos. Estamos apostando que a iniciativa fortalece as políticas públicas do nosso governo e deixa o legado inovador de transversalidade e modernização da gestão pública.

Lincoln Tejota é vice-governador de Goiás