Nesta quarta-feira (8), uma reunião entre clubes e CBF – Confederação Brasileira de Futebol – para definição da volta do público nos estádios depois da proibição que já dura mais de um ano por causa da pandemia do coronavírus. É bem provável que no próximo fim de semana, jogos de todas as competições do futebol nacional já tenham a galera nas arquibancadas sob a condição da proporção de cada estádio, estima-se que não pode ser superior a 50%.

Uma série de exigências, como os protocolos de saúde da própria e CBF e dos municípios, devem ser colocados em ação pelos clubes e respeitados pelos torcedores. Vai dar certo? É o momento ideal para a liberação?

Os comentaristas da Sagres analisaram o tema:

Evandro Gomes

“Está dentro da normalidade. O mundo inteiro está abrindo e não seria diferente aqui no Brasil onde tudo está funcionando normalmente. A partir do momento que autoridades liberarem, pode. Só o torcedor ter um pouco de consciência sobre o comportamento dentro do estádio, pois estará cuidando de si e daqueles que estão próximos dele”.

José Carlos Lopes

“Mais cedo ou mais tarde isso chegaria aqui no Brasil. Agora a CBF, depois de esperar, fazer estudos, age com frieza, como deveria neste caso da pandemia. Vamos ver se não vira bagunça, como na final da Eurocopa em Londres entre Inglaterra e Itália. Os protocolos devem ser cumpridos rigorosamente, pois temos uma experiência em Belo horizonte que não foi bem sucedida. Que a gente possa ter muita ordem pra que o protocolo seja cumprido”.

André Isac

“A minha única preocupação é com relação ao comportamento dos torcedores não cumprindo os protocolos, com aglomeração, não usando máscara, e aí as cenas vão para o Brasil inteiro, então vão falar que em Goiânia não cumprem os protocolos e aí tudo pode voltar para a estaca zero. Ao mesmo tempo acredito que a volta do público possa cumprir no combate à pandemia, incentivando a vacinação, porque tem muita gente que não acredita nos médicos, cientistas, mas por causa do futebol, ele vai arregaçar as mangas”.