(Foto: Marcos Kennedy / Alego)
A oposição ao governo estadual realizou obstrução na sessão ordinária no plenário da Assembleia Legislativa e, com a ausência de deputados da base, conseguiu adiar a tramitação do projeto que prevê a venda de até 49% das ações da Saneago. O chamado IPO da estatal, ou seja, a abertura de capital no mercado de ações, precisa ser aprovado para que a empresa possa comercializar ações e ter reforço financeiro no caixa.
O líder da base governista, Bruno Peixoto (MDB), garante que haverá quórum suficiente para avançar na tramitação do projeto nesta quinta-feira (17). “Hoje nós estávamos aqui com 18 deputados da base e a oposição estava no número de sete, fizeram uma estratégia, não registraram presença, não tendo quórum para convocação da comissão mista”, disse. “Amanhã nós vamos articular, pedir a presença dos deputados da base, para que nós possamos apresentar o relatório ao Deputado Álvaro Guimarães e apreciar em votação na terça-feira, caso ocorra o pedido de vistas”, completou.
O deputado e ex-servidor da Saneago, Rubens Marques (PROS), explica que vai apresentar, na Comissão Mista, duas emendas ao projeto. “Uma das coisas que eu vou emendar é que o dinheiro fique na Saneago, para investir em saneamento, água e esgoto”, disse. “Vou garantir que 49% fique com a iniciativa privada e o restante na mão do Governo, por que a Saneago tem que ficar na mão do Estado, por que o Estado cuida da população, vai cuidar das cidades pequenas, porque a Saneago é um subsídio cruzado, as grandes ajuda a cuidar das pequenas e ninguém vai querer cuidar da cidade onde que dá prejuízo”, completou.
O projeto de IPO da Saneago ainda previsão ser votado na Comissão Mista para depois passar por dois turnos no plenário da Assembleia Legislativa. O relator, Álvaro Guimarães (DEM), deve entregar parecer nesta tarde, se houver quórum, e será aberto prazo de vistas, que deve ser pedido pela oposição e deputados da base. Portanto, as votações devem ser iniciadas apenas na próxima semana.
*Reportagem de Rubens Salomão