As Organizações Sociais (OS) interessadas em parcerias habitacionais com o Governo de Goiás ainda podem se credenciar na Agência Goiana de Habitação (Agehab). O credenciamento é condição prévia para as entidades participarem do chamamento público, que estará aberto de 25 de junho a 21 de setembro de 2020.

Os recursos poderão ser utilizados pelas organizações sociais para reforma ou ampliação de unidades habitacionais e para construção, ampliação ou reforma de equipamentos comunitários, como explica o novo presidente da Agehab, Lucas Fernandes.

Ela pode entrar com pedido de equipamentos comunitários para construção, ampliação, e vai variar entre R$ 60 mil até R$ 190 mil do benefício a ser pleiteado por parte destas entidades não governamentais instaladas aqui no estado de Goiás”, esclarece.

Devido às medidas para evitar a propagação do coronavírus, o recebimento da documentação está sendo realizado exclusivamente pelo e-mail [email protected]. Os arquivos devem ser salvos individualmente, em extensão PDF e não deverão ultrapassar 5 megabytes. O assunto do e-mail deve ser Credenciamento Entidades.

De acordo com Lucas Fernandes, a construção de centros comunitários e sedes de conselhos tutelares em Goiás estão entre as principais demandas da Agehab.

Hoje estamos com 30 construções em andamento e ampliando esse número visando, de algum modo, contribuir com as nossas crianças e nossos adolescentes”, afirma.

Representantes de cerca de 150 organizações sociais já foram credenciadas pela Agehab no ano passado e estão aptas a apresentar seus projetos a partir do dia 25 de junho. Para nenhuma entidade interessada ficar de fora, a Agência decidiu disponibilizar um edital de credenciamento permanente.

Novo presidente

Lucas Fernandes de Andrade, de 47 anos, assumiu o cargo com a saída de Eurípedes do Carmo, que o indicou. O ex-presidente irá concorrer às eleições municipais em Bela Vista de Goiás.

Recebi essa indicação com muita alegria, mas também com muita responsabilidade, e muita humildade”, conclui.

O advogado Lucas Fernandes é pós-graduado em Direito Público e Tributário. Também bacharel em Ciências Contábeis, exerceu vários cargos na administração pública. Foi Procurador-Geral do Município de Bela Vista no período de 2009 a 2016. De 2005 a 2007 atuou na Chefia do Controle Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Também trabalhou na iniciativa privada. No banco Santander, no período de 1998 a 2005, ocupou várias funções, dentre as quais a de gerente administrativo.

Lucas Fernandes é casado há 21 anos com a musicista Mikaela Cardoso de Andrade, com quem tem dois filhos, Lucas Filho, de 13 anos, e Maria Eduarda, de 10 anos. Natural de Palmeiras de Goiás, o novo presidente da Agehab vive em Goiânia desde 1984.