Durante essa semana, o Goiás recebeu a renovação do Certificado de Clube Formador na categoria A. O documento, que foi concedido pela primeira vez em 2013, tem validade de dois anos e reconhece o clube como Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta.

Osmar Lucindo, diretor de futebol de base esmeraldina, valorizou a renovação do Certificado e explicou o que isso significa na prática. “Para nós é motivo de muito orgulho. A CBF não divulga, mas especula-se que apenas 20 times no Brasil tem esse certificado, sendo que o Goiás é o único clube do Centro Oeste. O que quer dizer, na prática, que nenhum clube consegue tirar jogador do Goiás, sem o consentimento dele. Se algum clube quiser retirar alguém daqui, terá de pagar até 200 vezes o valor do investimento que temos com o atleta em formação”.

O diretor explicou que poucos clubes possuem o certificado e que exigências tem de ser cumpridas para que seja concedido. “Para um clube conseguir o certificado é necessário dar toda a estrutura para o atleta em formação. Isso inclui o acompanhamento com uma equipe de profissionais nos treinamentos, assistente social, psicólogo, nutricionista e médico presentes no clube, além dos treinamentos em alto nível para os atletas acima de 14 anos”.

No começo do mês, o Verdão inaugurou, no Centro de Treinamento Edmo Pinheiro, a Casa do Atleta, visando dar mais conforto e estrutura aos jogadores da base esmeraldina.