Amigos, o podcast dessa semana vai se concentrar numa trilha sonora que começou por um filme e se expandiu por toda uma saga, Guerra nas Estrelas.

Quando o diretor George Lucas escreveu o roteiro de Guerra nas Estrelas, imaginou para seu filme o mesmo recurso usado por Stanley Kubrick para o inesquecível 2001 – Uma Odisséia no Espaço, a utilização de músicas clássicas, como “Danubio Azul”, de Johann Strauss, a obra impressionista de György Ligeti, ou do russo Khachaturian. Fechado na ideia até o dia em que Steven Spielberg, na sala de edição do filme, falou de John Williams, como compositor de primeira linha e parceiro dele.

Lucas, achando que sua ideia de trilha ainda era o melhor para seu filme, resolveu dar uma chance para John Williams, mas exigindo que a música deveria ter o mesmo sabor da música erudita. Baseado no desejo do diretor, John Williams se pôs a fazer uma trilha na qual, em vários momentos, as obras de Tchaikovsky, Ígor Stravinsky, Richard Wagner, Gustav Holst e ainda Frederic Chopin, seriam lembradas.

Deixo aqui um único exemplo em que John Williams criou o leitmotiv (melodia que caracteriza um personagem) para a figura Dart Vader, pegando as primeiras notas da marcha fúnebre de Chopin. De qualquer forma, nesta segunda série do podcast “Os grandes prêmios de John Williams”, vamos mostrar o trabalho magistral de John Williams, um compositor com 51 indicações ao Oscar e ganhador de cinco.

Confira a edição de hoje

Comentados nesta edição

Filmes

Guerra nas Estrelas

2001 – Uma Odisséia no Espaço

Músicas

Concerto para violino e orquestra em Ré Maior de Tchaikovsky

Tema de Han Solo e a princesa Leia

Marcha Funebre Orquestra Sinfônica Alicante

Marcha Imperial John Williams

The Planets Mars Gustav Holst

Theme Star Wars

Ouça +

Ouvindo Cinema #13 | Os grande prêmios de John Williams “Tubarão”

Ouvindo Cinema #12 | As Grandes Trilhas De Batman e Curinga – parte 4

Ouvindo Cinema #11 | As Grandes Trilhas De Batman – parte 3

Podcast Ouvindo Cinema

A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.

Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação. Na Sagres TV, o programa é uma das atrações do programa Sagres Sinal Aberto e terá reprises ao longo da programação.