Amigos, o podcast Ouvindo Cinema fez uma grande viagem a Seul, na Coreia do sul, onde o cinema está a todo vapor ganhando prêmios a torto e a direita pelo mundo.

Então vejamos, o filme Parasita, do diretor Bong Joon-ho, foi exibido em Cannes e, claro, levou o prêmio de melhor filme naquele certame. Assistindo ao filme observei a qualidade de roteiro, fotografia, música, e cheguei a conclusão de que o filme Parasita tem grande possibilidade de ganhar o Oscar de melhor filme este ano.

Confira o trailer:

A história que é narrada em Parasita, fala das diferenças entre classes sociais e do ódio aceso nas pessoas da classe baixa vendo os ricos cada vez mais ricos, enquanto a miséria rola solta, trazendo mais injustiças neste planeta.

Isso fica claro na história, que é dividida em três atos. No primeiro, uma família miserável, que mora num porão, consegue a chance de pelo menos um integrante ter emprego. O trabalho é ser professor na casa de um milionário da indústria das comunicações.

A personagem que trabalha na mansão, vê possibilidades de colocar a irmã trabalhando como terapeuta, depois o pai de motorista e a mãe de governanta. Pronto, tá todo mundo empregado na casa de uma família rica. No entanto, eles começam a vislumbrar mais. De certa forma a história me lembra muito o começo de um certo partido político deste nosso querido país.

A música que pontua essa incrível história, foi composta e arranjada por um jovem compositor, que aliás, já conhecido pelo diretor e chamado Jung Jae-il. Compositor de altíssima qualidade que conseguiu pontuar as cenas com muita propriedade e bom gosto. O estilo tem sabor da música ocidental. Ela vai do erudito ao pop com uma canção chamada A Glass of Soju, um country com forte influência texana. Já na parte erudita, o compositor renascentista Vivaldi é amplamente citado na criação musical do jovem Jung Jae-il.

Tive um grande trabalho falando do filme sem deixar spoiler, mas tenho certeza que se você ouvir o podcast vai querer, com certeza, assistir ao filme. Pode conferir.

Confira o Ouvindo Cinema desta semana

Confira a trilha sonora do filme

Opening

The Belt of Faith

Heartrending Story of Bubu

Zappaguri

Water, Ocean Again

Soju One Glass

Confira as edições anteriores do Ouvindo Cinema

Ouvindo Cinema #23 | As trilhas de Judy muito além do Arco Íris

Ouvindo Cinema #22 | As trilhas do filme “O Irlandês”

Ouvindo Cinema #21 | Analisando as trilhas de “Dois Papas”

Podcast Ouvindo Cinema

A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.

Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação.