Amigos, o Ouvindo Cinema desta quinta-feira (13), traz uma análise do vencedor do Oscar de melhor maquiagem e penteado, o filme “Adoráveis Mulheres“.

Costumo dizer que para produzir uma boa trilha sonora o compositor precisa ter um vasto conhecimento sobre estilos e formas de criação musical. A diretora de “Adoráveis Mulheres”, Greta Gerwig, pediu ao excelente e preparado compositor francês, Alexandre Desplat, que a música de seu filme tivesse uma mistura, no mínimo, curiosa. Isso seria, por exemplo, juntar o estilo clássico de Mozart com o pop de David Bowie.

Realmente, uma tarefa que só um grande conhecedor de música poderia realizar. Esse trabalho está impresso na banda sonora do filme “Adoráveis Mulheres”, que aliás, está na sua oitava edição.

O Trabalho de Desplat é elegante, criativo e bem agradável. Ele arregimentou uma orquestra de câmara constituída por violinos, violas, cellos, contrabaixos e flautas. Nos solos, Alexandre Desplat, convocou dois pianistas, o que trouxe uma delicadeza bem condizente com a história escrita em 1868, pela escritora Louisa May Alcott.

O compositor Alexandre Desplat já recebeu dois Oscars pelos filmes “O Grande Hotel Budapeste” e pela trilha sonora de “A Forma da Água”. Além das obras premiadas pelo Oscar, seu currículo inclui “Harry Porter”, “A Rainha” e muitos outros sucessos.

Adoráveis mulheres é um filme delicado, que conta a história de uma família unida em meio a guerra civil americana.

Confira a trilha sonora de Adoráveis Mulheres

Snow in the Garden

Theatre in the Attic

Amy

Little Women

Ice Skating

Father Comes Home

The book

Confira os trailers dos filmes citados nesta edição

Filme Adoráveis Mulheres:

Filme O Grande Hotel Budapeste:

Filme A Forma da Água

Filme Harry Potter and the Deathly Hallows

Filme A Rainha

Confira as edições anteriores do Ouvindo Cinema

Ouvindo Cinema #25 | Ford vs Ferrari, indicado ao Oscar por sua sonora

Ouvindo Cinema #24 | Conheça a sonoplastia do filme “Parasita”

Ouvindo Cinema #23 | As trilhas de Judy muito além do Arco Íris

Podcast Ouvindo Cinema

A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.

Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação.