O novo podcast de Ouvindo Cinema tem como tema o diretor Pedro Almodóvar, que estreia no Brasil o seu mais novo filme Gloria & Dor. Escolhi o diretor espanhol para esse podcast, pela grande importância que ele dá a música como ferramenta na narrativa cinematográfica.

Almodóvar disse em entrevista a uma grande publicação que a música em seus filmes, nunca funciona como música de fundo. Ela é sim, uma poderosa entidade dramática tão importante quanto o diálogo. O diretor sabe com maestria misturar, muito bem, a música latina com a tradicional musica espanhola.

Em “Fale com ela”, por exemplo, um dos temas é uma velhíssima música mexicana chamada, Cucurucucu Paloma, onde no filme, Caetano Veloso aparece numa festa cantando divinamente essa guarânia composta por Tomáz Mendez.

Segundo ele, a crise dos 40 anos, que para ele só chegou aos 50, o fez voltar no tempo de criança, onde se ouvia tango por todo mundo e um deles era: Volver. O tango “Volver” foi composta pelo brasileiro Alberto Le Pêra, em parceria com o famoso em todo o planeta Carlos Gardel.

No podcast mostro a nova roupagem para esse super hit, agora numa levada flamenca, ainda mais dramática que pontua a história de duas irmãs que vivem grandes dramas na vida.

Fazer música para os filmes de Pedro Almodóvar requer uma certa dosagem de paciência dos compositores. No caso do filme “Ata-me”, onde a música foi escrita pelo gênio Ennio Morricone que aliás, é o tema dos próximos quatro podcasts a começar na próxima quinta. A relação foi meio tempestuosa, tudo pelo fato de Almodóvar insistir na entrada de uma música que para Morricone, nada tinha haver com a música do filme.

Confira a edição de hoje

Músicas comentadas neste Episódio

Filmes comentados neste Episódio

Ouça +

Ouvindo Cinema #3 | Conheça o trabalho de Tarantino e Kill Bill

Ouvindo Cinema #2 | Conheça o trabalho de Quentin Tarantino

Ouvindo Cinema #1 | Conheça o trabalho de James Horner

Podcast Ouvindo Cinema

A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.

Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação.  Na Sagres TV, o programa é uma das atrações do programa Sagres Sinal Aberto e terá reprises ao longo da programação.