Amigos costumo dizer durante as palestras que ministro sobre música de cinema que quando duas cabeça especiais se juntam, obras fantásticas, inesquecíveis, entram na história do planeta. É o que acontece no caso de John Williams\Steve Spielberg, Acontecia entre Nino Rota\Fellini e como vivenciamos com Ennio Morricone e Sérgio Leone.

Os dois artistas, apaixonados pela sétima arte, estiveram juntos desde o tempo do primário, quando estudaram na mesma sala de aula e lá se tornaram bons amigos. Leone, filho de industriais do cinema e Ennio filho de músico.

Leone, trabalhou com Victorio de Sica no seu começo pensando na frente em recriar na arte cinematográfica, enquanto Morricone, ainda jovem, escrevia arranjos para a RAI, rádio e TV Italiana, mas com a mente voltada para a arte da música de cinema.

Ou seja, cada um no seu pedaço até que acabaram se reencontrando começando então, uma parceria super rica e inovadora. Sérgio queria fazer filmes de faroeste, mas com uma identidade diferente da dos americanos e Morricone encantado com a música concreta, sonhava em soltar sua criatividade, fazendo música misturada com ruídos num mesmo arranjo. Nada convencional, não é mesmo?

O primeiro filme dessa parceria foi “Por um punhado de dólares” filme que custou US$ 200 mil e faturou na época de lançamento 4 milhões de dólares. A seguir veio, “Por uns dólares a mais”, que foi outro grande sucesso de crítica e de público e para finalizar “O bom, o mau e o feio”, fechando com chave de ouro a trilogia dos dólares.

Mas a parceria não ficou só nesses três filmes, vieram outros memoráveis como: “Era uma vez na América”, “Era uma vez no Oeste” de onde saíram inovadoras maneiras de filmar e de se musicar.

Nessa série de 4 podcasts, O incrível mundo de Ennio Morricone, foco nesse segundo, justamente na trilogia dos dólares e na parceria rica e absoluta entre Ennio\Leone.

Aproveite.

Confira a edição de hoje:

Músicas comentadas neste Episódio

Filmes comentados neste Episódio

Ouça +

Ouvindo Cinema #5 | O incrível mundo de Ennio Morricone

Ouvindo Cinema #4 | Conheça o trabalho de Pedro Almodóvar

Ouvindo Cinema #3 | Conheça o trabalho de Tarantino e Kill Bill

Podcast Ouvindo Cinema

A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.

Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação.  Na Sagres TV, o programa é uma das atrações do programa Sagres Sinal Aberto e terá reprises ao longo da programação.