No quarto e último capítulo do Incrível mundo de Ennio Morricone focamos em três filmes super importantes na carreira do compositor, pelas distâncias em estilos, que cada um tem.
No filme “A missão” do diretor Roland Joffé, que se passa durante as denominadas guerras guaranis, o compositor dá um mergulho absoluto na música sacra, onde uma belíssima Ave Maria foi criada para pontuar a fé dos indígenas, além de visitar a música folclórica sul americana e o ritmo percussivo dos índios da região.
No segundo e inesquecível, “Cinema Paradiso” de Giuseppe Tornatores, observa-se um músico bem melancólico, que cria melodias de uma delicadeza e uma doçura que mexeu e ainda mexe fortemente, nas emoções de quem vê o filme. Um detalhe interessante é a estreia de Andrea Morricone que escreveu o tema de amor mostrando, que a herança do pai, está presente na música do filho.
Um outro momento da trilha, acontece no tema principal, que recebe um tratamento orquestral homenageando o compositor Italiano parceiro de Fellini, Nino Rota. Quem conhece a obra desse compositor irá reconhecer a citação no arranjo do maestro de Morricone.
Na verdade, quando assisto a Cinema Paradiso, vejo em tudo uma homenagem deliciosa ao cinema como fonte de divertimento, que tenho certeza nunca irá acabar.
O terceiro filme é “Os oito odiados” dirigido por Quentin Tarantino, que deu ao maestro o seu único Oscar. Nessa trilha Morricone mostra como a música de cinema é rica e permite todo tipo de formas e expressões sonoras.
Ao completar 90 anos, Ennio Morricone se encontra em plena atividade e ainda com muito fôlego para deixar os ouvidos dos espectadores, e amantes da sétima arte, arrepiados com suas lindas melodias e suas levadas rítmicas que só de uma cabeça genial poderia sair.
Aproveite.
Confira a edição de hoje:
Filmes comentados neste Episódio
Ouça +
Ouvindo Cinema #7 | O incrível mundo de Morricone – Parte 3
Ouvindo Cinema #6 | O incrível mundo de Morricone – Parte 2
Ouvindo Cinema #5 | O incrível mundo de Ennio Morricone
Podcast Ouvindo Cinema
A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.
Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação. Na Sagres TV, o programa é uma das atrações do programa Sagres Sinal Aberto e terá reprises ao longo da programação.