O enfermeiro e coordenador do comitê de enfrentamento à covid-19 do sistema socioeducativo da Seds-GO, Renato Bueno, conversou com Rubens Salomão, Jéssica Dias e Cileide Alves no programa Sagres Sinal Aberto, na manhã desta sexta-feira (29), sobre os pacientes de Manaus que foram encaminhados para a casa de semiliberdade do Sistema Socioeducativo de Goiás, enquanto aguardam a volta para o Amazonas.

O local está temporariamente inativado em razão da pandemia e foi adequado pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria Estadual de Saúde para servir de casa de acolhida aos pacientes. “O fluxo da alta depende dos hospitais onde os pacientes estão, a SES passa uma previsão de alta e eles fazem a logística desse paciente encaminhando para nossa casa. A permanência deles dependem da condição clínica que eles estão e o tempo de quarentena que eles estão”, detalhou o coordenador.

Neste momento, segundo Renato Bueno, três pacientes de Manaus estão na casa de semiliberdade. “Eles estão aguardando a liberação do voo deles para Manaus. Eles não estão cumprindo a quarentena”, disse. Ao todo, oito pacientes de Manais receberam alta médica nesta semana. “Nós tivemos cinco altas na quarta-feira, esses já retornaram para Manaus. Ontem tivemos mais três pacientes que receberam alta, eles foram acolhidos e estão aguardando a liberação do voo para Manaus”.

O Comitê de Enfrentamento à covid-19 do Sistema Socioeducativo da Seds-GO, foi instituído ainda no início da pandemia. “Nós temos as ações junto a cada unidade socioeducativa dentro do Estado, temos eleito um representante de cada unidade, temos o plano de enfrentamento a covid. Então conseguimos construir um manejo para condutas, tanto ao nosso servidor que lida com os adolescentes, quanto para o manejo dos casos dos adolescentes dentro das unidades socioeducativas”, disse.