A reunião entre o prefeito em exercício Rogério Cruz (Republicanos) e vereadores da capital ocorrida nesta quinta-feira (7), além de esfriar ânimos mais exaltados de alguns parlamentares, ter uma relação harmônica com a Câmara, ainda houve outra finalidade, a de construir uma base sólida para Maguito Vilela (MDB) no Legislativo.
Interlocutores do Paço avaliam que é importante ter uma base ampla de pelo menos 24 vereadores, quantidade suficiente para aprovar projetos de maior complexidade, por exemplo, alterações na Lei Orgânica do Município.
Entre os projetos mais importantes no início do mandato está o retorno do projeto do Plano Diretor. O texto será reencaminhado até o começo de fevereiro. O Paço fará algumas modificações que serão apresentadas em emendas. Foi descartada, pelo menos por agora, de enviar um substitutivo para a Câmara e reiniciar o processo de discussão.
O texto retornará à Comissão Mista da Câmara Municipal. “Nós estamos analisando primeiramente, o que mais importa é o Plano Diretor, algo que voltou para o Paço para fazer pequenos ajustes. Creio que um dos primeiros projetos a serem enviados para a Câmara será o Plano Diretor”, afirmou o prefeito em exercício, Rogério Cruz.
Repúdio
O Diretório Metropolitano do MDB emitiu nota se posicionando contrárias as declarações do vereador Kleybe Morais (MDB) direcionadas a Rogério Cruz. Foi argumentado que não são verídicas as acusações de que pessoas oriundas da gestão anterior do município do Rio de Janeiro tenham vindo para compor a administração em Goiânia. Kleybe e Rogério se reuniram na noite da última quarta-feira (6). No entanto, o parlamentar explicou à coluna que não pretende mudar de posição.
Não gostou
A atitude do ex-vereador Paulo Daher (PMN), que protocolou duas ações na Justiça Eleitoral pedindo a cassação do prefeito Maguito Vilela e do vice-prefeito Rogério Cruz desagradou o governador Ronaldo Caiado (DEM). A alegação de Daher é quanto à fraude nas eleições e divulgação de informações falsas sobre o estado de saúde de Maguito.
Daher que havia sido nomeado para cargo e assessor especial do governo, foi exonerado. O ato foi publicado em suplemento do Diário Oficial do Estado. Segundo a assessoria do governador, Ronaldo Caiado teria se irritado com a “insensibilidade” de Daher, pois a polêmica surgiu no momento em que Maguito apresentou piora do quadro de Saúde. Caiado ligou para o filho de Maguito, Daniel Vilela, e comunicou a decisão.
Investimentos
Depois de ter o orçamento afetado pela pandemia da Covid-19, a Goinfra pretende investir na construção de novas rodovias e na recuperação de vias degradadas, pelo menos R$ 600 milhões em 2021. A informação é do presidente do órgão, Pedro Sales, em entrevista à Sagres 730. O presidente ainda destacou que houve a formalização de novo contrato para manutenção das rodovias estaduais na Região Metropolitana de Goiânia, além da duplicação da GO-010, com saída para Bonfinópolis. As obras começam ainda neste semestre.
Aqui Primeiro
O governador confirmou a prorrogação do estado de calamidade em Saúde Pública até o dia 30 de junho. O ato foi publicado em suplemente do Diário Oficial do Estado. O assunto foi adiantado aqui na Sagres em entrevista concedida por Ronaldo Caiado no dia 16 de dezembro.
Nomeação
A vice de Virmondes Cruvinel (Cidadania) nas eleições municipais de 2020, Julimária dos Santos Sousa foi nomeada para exercer cargo de chefia de gabinete do Escritório de Prioridades Estratégicas. Ela é servidora pública de carreira da prefeitura da capital. Outra nomeação nesta quinta-feira foi do ex-vereador Felisberto Tavares como secretário extraordinário para Assuntos Comunitários, com lotação na Secretaria Municipal de Governo.