Paço homenageia primeiro prefeito e origem da cidade

O Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges, o Paço Municipal, é a sede da Prefeitura de Goiânia. O prédio foi inaugurado em meados do ano 2000, na gestão do prefeito Nion Albernaz. O Paço Municipal é composto por um prédio principal, em que se localiza o Centro Administrativo Municipal, local em que está situado o gabinete do prefeito e estrutura de atendimento ao cidadão. 

Em outras áreas do Paço Municipal, há blocos em que funcionam diferentes estruturas da Prefeitura de Goiânia, como as secretarias de Finanças e Saúde. O Paço Municipal faz referência ao Palácio das Campinas como homenagem ao bairro que deu origem à nova capital e também ao antigo prédio da administração municipal que levava este nome, na Praça Cívica.

O Paço está localizado no Parque Lozandes, região leste da capital. O bairro foi aprovado em 09 de dezembro de 1992, na gestão do então prefeito Nion Albernaz, como parcelamento do solo oriundo da Fazenda Gameleira, para fins urbanos. O Paço leva o nome do primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges.

Homenagem

Logo na entrada do Paço Municipal, há uma estátua de Venerando. O monumento foi feito em bronze pelo artista plástico Angelos Ktenas e a inauguração ocorreu em 16 janeiro de 2009. A homenagem a Venerando coincide com o aniversário de 15 anos do falecimento dele, em 1994. 

A estátua pesa 130 quilos e mede dois metros de altura, 20 cm a mais do que tinha o homenageado. Ela retrata o primeiro prefeito da capital de pé, de terno e gravata, com o braço direito erguido, como se estivesse cumprimentando. A posição foi escolhida a partir de fotografias selecionadas pelo escritor José Mendonça Teles, com a participação de um grupo de artistas goianienses.

O primeiro prefeito da capital foi professor, jornalista e contador, governou Goiânia por duas vezes e atuar com deputado estadual em dois mandatos, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), entre outras funções públicas,

Sedes anteriores

A sede no Parque Lozandes não é a primeira da Prefeitura. Antes da atual, a gestão funcionava em uma construção na Praça Cívica, denominada Palácio das Campinas. Hoje no local há um monumento feito pelo artista plástico, Siron Franco. O prédio foi demolido durante a requalificação na Praça Cívica, em 22 de maio de 2015.

O antigo Palácio das Campinas funcionou da década de 1960 até meados de 2000, quando ocorreu a transferência para o Lozandes. A construção em formato de um “caixote” destoava das demais existentes na Praça Cívica. Ela foi feita na gestão de Iris Rezende Machado e, após a mudança, o prédio funcionou como unidade de atendimento da Secretaria Municipal de Finanças. 

Nos seus primeiros anos, a Prefeitura de Goiânia funcionou em um prédio na esquina das Avenidas Araguaia e Anhanguera. Em 1935 o prédio chegou a ser dividido com a Câmara Municipal.

(Foto: Rubens Salomão)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: