O posicionamento das marcas e das organizações nesse momento de pandemia do coronavírus (Covid-19) foi um dos assuntos do Tom Maior desta quinta-feira (2). O fundador e CEO da Enredo, Consultoria de Inovação para Marcas, especialista em Branding, Ciro Ribeiro Rocha, analisa que a pandemia da Covid-19 acelerou o processo de percepção para as mudanças que o mundo está vivendo. “As empresas e as pessoas precisam acompanhar as mudanças, mas também as prever”, explicou.

De acordo com Ciro Ribeiro, nesse momento, os maiores valores que uma marca pode ofertar são a verdade e a proximidade. “A verdade tanto com seus colaboradores quanto com seus clientes é muito necessária. Quanto mais verdadeira for uma marca mais fácil será o relacionamento dela com as pessoas. A proximidade no sentido de relacionamento e de entender que eu consigo acreditar e confiar em determinada marca”, esclareceu.

O especialista também afirmou que durante a pandemia é complicado manter o foco no valor financeiro e no lucro. As marcas não podem colocar de forma alguma o lucro à frente das vidas. “Nós vimos uma série de empresas atuando dessa forma, representante de empresas levantando bandeiras e querendo trabalhar, afirmando que assim as coisas iriam voltar ao normal, mas que normal seria esse?”.

Ciro Ribeiro Rocha, ainda explicou quais ações as marcas podem tomar para se posicionar frente pandemia. De acordo com ele é necessário que as empresas entendam dois lados. O primeiro é saber o que é possível implementar enquanto capacidade, seja ela financeira ou operacional. “Nós sempre podemos contribuir com o outro de alguma forma”, afirmou Ciro. “É importante verificar qual a necessidade do cliente e tentar supri-la”, explicou.

Confira na íntegra a entrevista com Ciro Ribeiro Rocha no Tom Maior #49